Consumidores de Florianópolis devem optar pelo tradicional ovo de chocolate nesta Páscoa
Os próximos dias devem ser de comércio movimentado para as compras de Páscoa em Florianópolis. A Capital deve ter o segundo maior gasto médio na data (R$190,15), atrás apenas de Chapecó (R$ 191,75), segundo a pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC.
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Com 95,1% da preferência, os chocolates devem ser os mais procurados, à frente das roupas/calçados (2,3%) ou brinquedos (1%). A procura por ovos industrializados (64,3%) se destaca na cidade, antes dos chocolates variados (31,6%), como barras e caixas de bombons, e os produtos artesanais (3,1%).
A percepção sobre a situação financeira das famílias pode pesar na hora de escolher o presente: 38,2% afirmaram que estão na mesma condição, 35,2% melhor e 26,3% pior. Os dados também mostram que os consumidores estão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 67,4% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.
“A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar as formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Perfil do consumidor
Os principais destinos de compra devem ser os supermercados (52%), comércio de rua (35,5%) e shopping (10,2%). Em tempos de restrição econômica, os consumidores dão preferência às promoções (35%) e o bom preço (34%), antes do atendimento (14%).
Um percentual bastante expressivo (68,8%) pretende comprar em dinheiro, seguido por débito (16,8%) e à vista no crédito (10,5%).
Cerca de 10,2% dos entrevistados pretendem viajar no feriado, a maioria (41,9%) dentro do próprio estado, movimentando a economia local. O Rio Grande do Sul (25,8%) e outros estados fora da região Sul (19,4%) também figuram na lista.
As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.