Compras de Páscoa devem ser à vista em Criciúma
As vendas de Páscoa prometem aquecer o comércio em Criciúma até o próximo domingo. Grande parte dos consumidores (85,3%) pretende efetuar a compra em dinheiro, com gasto previsto de R$148,07, valor menor do que a média mensal (R$ 163,09), mas superior ao ano passado (R$128,34). As outras opções de pagamento, como à vista no crédito (7,0%) e no débito (3,7%), são menos expressivas. Os dados são da pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC.
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
A percepção sobre a situação financeira das famílias pesa na hora de escolher o presente: 36,8% afirmaram que estão na mesma condição, 32,4% melhor e 30,8% pior. Os consumidores estão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 65,6% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.
“A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar as formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Perfil do consumidor
O principal destino das compras deve ser os supermercados (62,9%), seguido pelo comércio de rua (17,4%) e shopping (6%). A preocupação com o preço em períodos de recessão é central (36%), além da busca por promoções (32%) e bom atendimento (16%). Os segmentos mais procurados serão de chocolate (95,7%), vestuário/calçados e brinquedos empatados com 2%. A maioria deve optar pelos ovos industrializados (54,8%) e chocolates variados (31,6%), como barras e caixas de bombons, artesanal 9,2%.
Cerca de 10% dos entrevistados pretendem viajar no feriado, a maioria (50%) dentro do próprio estado, movimentando a economia local. O Rio Grande do Sul (30%) e o Paraná (6,7%) também figuram na lista.
As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.