Blumenau tem menor percentual de estoque sobrando na Páscoa

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Os resultados da Páscoa mostram que os lojistas em Blumenau estão ajustados ao cenário econômico. Conforme a pesquisa de Resultados de Vendas realizada pela Fecomércio SC, a cidade teve o menor percentual de sobra de estoque (4,8%) entre as sete cidades pesquisadas. O indicador sobre o número de produtos que ficaram nas prateleiras é estratégico para medir o desempenho da data e o volume de mercadorias adequado.

O ticket médio (R$80,46) ficou entre os três mais baixos do Estado, abaixo do comportamento estadual (R$106,48) e do valor do ano passado (R$99,31). A queda geral no volume de vendas impactou no faturamento do setor (-2,6%) em relação ao ano passado. Já na comparação com os meses comuns do ano, as vendas subiram 9,78%. Por conta do cenário, apenas 8% contrataram funcionários temporários para a data.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

“Apesar de ainda não termos variação positiva, houve um pequeno ganho real para o setor, visto que o gasto médio com as compras foi maior do que a inflação do período (4,57%). O recuo no faturamento também foi menor do que 2016 (10,2%). Estes resultados são um alento para o varejo e reforçam os dados de outras pesquisas, que sinalizam para a retomada das vendas ainda em 2017. Também temos mais um indicativo de que as condições de pagamento das famílias estão voltando a se recuperar do ano passado para cá”, afirma o presidente da federação, Bruno Breithaupt.

De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço nos estabelecimentos comerciais foi considerada baixa (74%), alta (18%) e razoável (8%). A forma de pagamento mais utilizada no período foi à vista (78%), dividida entre dinheiro (30%), débito (28%) e cartão de crédito (20%).

A pesquisa foi realizada com 331 empresas do comércio de Santa Catarina, em Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Avaliação do Consumidor

A pesquisa de Avaliação do Consumidor analisou o índice de pessoas que efetivaram as compras de Páscoa. Em 2017, o percentual de desistência ficou estável em 12,1%.

Os tradicionais chocolates (82%) lideraram a lista de presentes, à frente das roupas/calçados (10%) e brinquedos (5,0%). Novamente, os chocolates industrializados em geral (44,8%)- como barras e caixas de bombom- venderam mais do que os ovos de páscoa industrializados (43,8%) e artesanais (7,0%). Apesar de o chocolate ser produto mais comprado no período, o gasto médio com roupas e calçados foi o mais alto (R$193).

Os principais destinos das compras foram os supermercados (55,7%) e as lojas de rua (29,0%). O atendimento do comércio recebeu a nota média de 8,53, com os atributos ‘clareza das informações’ repassadas pelo atendente (8,70) e ‘cordialidade’ (8,54) com a melhor pontuação.