Consumidores gastaram mais na Páscoa deste ano em Santa Catarina

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Pesquisa da Fecomércio SC aponta alta de 5,5% no ticket médio

A data comemorativa que dá a largada para o comércio no ano teve desempenho um pouco mais doce em Santa Catarina, conforme a pesquisa de Resultados de Vendas realizada pela Fecomércio SC. O ticket médio na Páscoa subiu 5,5% na comparação com 2016, passando para R$ 106,48 por compra. No entanto, a queda geral no volume de vendas impactou no faturamento do setor (-3,81%) em relação ao ano passado. Já na comparação com os meses comuns do ano, as vendas subiram 8%.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

“Apesar de ainda não termos variação positiva, houve um pequeno ganho real para o setor, visto que o gasto médio com as compras foi maior do que a inflação do período (4,57%). O recuo no faturamento também foi menor do que 2016 (10,2%). Estes resultados são um alento para o varejo e reforçam os dados de outras pesquisas, que sinalizam para a retomada das vendas ainda em 2017. Também temos mais um indicativo de que as condições de pagamento das famílias estão voltando a se recuperar do ano passado para cá”, afirma o presidente da federação, Bruno Breithaupt.

Conforme o empresário, os lojistas estão mais ajustados ao cenário econômico e ofereceram nas gôndolas produtos para todos os bolsos. Apenas (7,9%) contrataram funcionários temporários para a data- entre eles, estão lojas especializadas em chocolates (75%).

A forma de pagamento mais utilizada no período foi à vista (70,4%), dividido entre cartão de crédito (27,2%), dinheiro (27,2%) e débito (18%). De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço nos estabelecimentos comerciais foi considerada baixa (57%), alta (28%) e razoável (15%).

Outro indicador importante para verificar o desempenho da data é o percentual dos produtos que sobraram: neste ano, 23,5% do estoque inicial não foi vendido. O percentual ainda está elevado, mas ficou abaixo do ano passado (36,8%).

A pesquisa foi realizada com 331 empresas do comércio de Santa Catarina, em Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

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Avaliação do Consumidor

A pesquisa de Avaliação do Consumidor analisou o índice de pessoas que efetivaram as compras de Páscoa. Em 2017, o percentual de desistência ficou estável em 12,1%.

Os tradicionais chocolates (82%) lideraram a lista de presentes, à frente das roupas/calçados (10%) e brinquedos (5,0%). Novamente, os chocolates industrializados em geral (44,8%)- como barras e caixas de bombom- venderam mais do que os ovos de páscoa industrializados (43,8%) e artesanais (7,0%).

Apesar de o chocolate ser produto mais comprado no período, o gasto médio com roupas e calçados foi o mais alto (R$193).

Os principais destinos das compras foram os supermercados (55,7%) e as lojas de rua (29,0%). O atendimento do comércio recebeu a nota média de 8,53, com os atributos ‘clareza das informações’ repassadas pelo atendente (8,70) e ‘cordialidade’ (8,54) com a melhor pontuação.

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