Florianópolis deve ter maior gasto médio no Dia das Mães

Atualizado em 21 dezembro, 2017

Conhecido como segundo Natal pelos lojistas, o Dia das Mães movimenta o comércio desde o início de maio em Florianópolis. Novamente, a Capital deve ter um dos maiores gastos médios do Estado: a expectativa é de R$225,00, acima da média (R$ 165,77) e do valor prospectado no ano passado (R$190,03).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Conforme a pesquisa de Intenção de Compras para o período, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, a relativa estabilidade deste gasto está vinculada à condição financeira das famílias: 36,2% declararam estar em situação melhor na comparação com o ano anterior, 35,6% apontaram que está igual e 28,2% afirmaram que estão pior.

Apesar de os números apontarem que os catarinenses ainda não recuperaram o poder aquisitivo de 2015, o movimento anima os empresários do setor, de acordo com o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

“A expectativa é de variação positiva no gasto médio, mas o setor está realista de que ainda não teremos a recuperação esperada no volume de vendas e faturamento. Apostar em promoções, formas de pagamento diferenciadas e bom atendimento continua sendo o tripé para melhorara a experiência de compra e conquistar os clientes, especialmente em um período de orçamento apertado”, afirma.

Comportamento do consumidor

Conforme a pesquisa, o consumidor procura por bom preço (31%), promoções (25%) e atendimento (23%). Para garantir o melhor custo/benefício, os filhos devem bater perna: 65% dos entrevistados devem fazer pesquisa de preço antes de escolher o presente.

O comércio de rua (75,1%) deve ser o principal destino de compras. Chama atenção o índice de pessoas que pretendem comprar pela internet (6,1%) na Capital, o maior entre as sete cidades pesquisadas. As roupas (43,2%) continuam sendo os itens mais procurados, a frente dos perfumes/cosméticos (12,4%) e calçados/bolsas (7,5%). Mais da metade dos entrevistados (64,4%) deve almoçar ou jantar na casa de parentes, comemorar em restaurante (16,2%) ou passar a data em casa (12%).

Os consumidores pretendem pagar em dinheiro 62,1%, seguido pelo débito (16,5%) e à vista no crédito (16,2%). Os dados são considerados positivos pelo mercado e podem influenciar nos níveis de endividamento e inadimplência nos próximos meses.

A amostra foi de 2.011 pessoas entrevistadas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

 

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