Pesquisa de preços no Dia das Mães teve baixa adesão em Criciúma

Atualizado em 21 dezembro, 2017

Uma das alternativas mais utilizadas para garantir o melhor custo/benefício em tempos de recessão não foi muito utilizada em Criciúma no Dia das Mães, segundo a percepção dos empresários: 67% consideraram baixa a frequência de pesquisas de preços, 26% alta e 7% razoável. Conforme a pesquisa de Resultado de Vendas da Fecomércio SC, realizada com 435 empresas no Estado, as lojas tiveram queda de 7,1% na comparação com o ano passado, porém alta de 24,8% em relação aos meses comuns do ano.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

O ticket médio ficou em R$209,00, abaixo do estadual neste ano (R$ 218,90) e estável em relação ao valor gasto em 2016 (R$ 209,46). Para atender a demanda no período, 13% das empresas contrataram temporários.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, apesar das quedas pontuais em algumas cidades, os dados reforçam a tendência de recuperação do comércio. “Este comportamento mostra uma reversão no cenário: nas outras datas o ticket médio teve alta na comparação com o ano anterior, por que aqueles com maior poder aquisitivo continuavam consumindo, porém o volume de vendas estava menor. Já neste Dia das Mães, as vendas aumentaram e a receita também, reflexo da redução da inflação, queda dos juros e também a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.

Os consumidores optaram pelo pagamento à vista e parcelado no cartão de crédito, empatados em 30,4%, à frente da compra no dinheiro (19,6%).

Avaliação do consumidor

Os setores de vestuário (35,3), calçados/bolsas (12,9%) e flores foram os mais procurados neste ano, com gasto médio de R$125,80, R$132,75 e R$85,40, respectivamente.  As roupas permanecem no topo da lista dos presentes por três anos consecutivos.  As lojas de rua (75,9%) foram os principais destinos de compras, à frente dos shoppings (16,7%).

Enquanto 88% dos entrevistados efetivaram as compras, 12% dos consumidores deixaram a data passar em branco- indicador em queda nos últimos anos.  A maioria (90,3%) afirmou que adquiriu os presentes inicialmente planejados e 6% não encontraram os produtos.

A economia também falou mais alto na data: se em 2016 a maioria levou as mães para almoçar em restaurantes, neste ano 47% optou por comemorar na casa de familiares, representando uma queda de 11,1%.
Confira o relatório de Avaliação do Consumidor na íntegra

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