Faturamento no Dia das Mães impulsiona comércio em Santa Catarina

Atualizado em 21 dezembro, 2017

Setor teve alta de 0,5% na receita após três anos de resultados negativos

Depois de três anos com queda no faturamento, o comércio catarinense teve resultado positivo (0,5%) nas vendas do Dia das Mães. A variação na receita nos anos anteriores mostrou que o orçamento apertado afetou até mesmo a segunda melhor data para o varejo: 2016 (-5,4), 2015 (- 3,9) e 2014 (- 0,9), conforme a pesquisa de Resultado de Vendas da Fecomércio SC, realizada com 435 empresas no Estado. Na comparação com os meses comuns, o crescimento foi de 14,5%.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

O ticket médio ficou em R$ 218,90, valor 5,9% menor do que o observado no ano passado. Entre as cidades, o destaque positivo ficou por conta de Blumenau e Chapecó, ambas com ticket médio na faixa de R$ 293,00. Para atender a demanda no período, 12% dos segmentos contrataram temporários.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os dados reforçam a tendência de recuperação do comércio. “Este comportamento mostra uma reversão no cenário: nas outras datas o ticket médio teve alta na comparação com o ano anterior, por que aqueles com maior poder aquisitivo continuavam consumindo, porém o volume de vendas estava menor. Já neste Dia das Mães, as vendas aumentaram e a receita também, reflexo da redução da inflação, queda dos juros e também a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.

Embora os consumidores pretendessem pagar à vista, conforme apontou a Pesquisa de Intenção de Compras, o parcelamento no cartão de crédito foi a opção de fatia expressiva (34,3%) dos catarinenses.

Uma das alternativas para garantir o melhor custo/benefício não foi muito utilizada, segundo a percepção dos empresários: 54% consideraram baixa a frequência de pesquisas de preços, 34% alta e 12% razoável.

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 Avaliação do consumidor

Os setores de vestuário (35,3), calçados/bolsas (12,9%) e flores foram os mais procurados neste ano, com gasto médio de R$125,80, R$132,75 e R$85,40, respectivamente.  As roupas permanecem no topo da lista dos presentes por três anos consecutivos.  As lojas de rua (75,9%) foram os principais destinos de compras, à frente dos shoppings (16,7%).

Enquanto 88% dos entrevistados efetivaram as compras, 12% dos consumidores deixaram a data passar em branco- indicador em queda nos últimos anos.  A maioria (90,3%) afirmou que adquiriu os presentes inicialmente planejados e 6% não encontraram os produtos.

A economia também falou mais alto na data: se em 2016 a maioria levou as mães para almoçar em restaurantes, neste ano 47% optou por comemorar na casa de familiares, representando uma queda de 11,1%.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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