Florianópolis encerra rodada de palestras sobre operação Concorrência Leal

Atualizado em 28 junho, 2017

Fecomércio SC e entidades contábeis atualizam empresários e contadores sobre operação da Secretaria da Fazenda

Cerca de 650 contadores e empresários já foram atualizados sobre as novas regras da operação Concorrência Leal, que pretende fiscalizar 26,1 mil contribuintes em sua terceira edição. Após passar por seis cidades do estado, a rodada de palestras “Concorrência Leal 3: Cruzamento de informação e legalidade na era digital” chega a Florianópolis nesta quinta-feira (29), às 14h, no CRC.

Os eventos são liderados pela Fecomércio SC, em parceria com a Federação dos Contabilistas (Fecontesc), Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis (Sescons) e o Conselho Regional de Contabilidade – (CRCSC), para orientar os profissionais e donos de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, enquadradas no Simples Nacional, acerca do preenchimento correto e envio das informações contábeis do período de 2013 a 2016.

“A Federação vem trabalhando junto à Sefaz e à classe contábil deste a primeira edição da operação de combate à sonegação. Para garantir uma concorrência justa entre as empresas catarinenses e aumentar a competitividade do Estado precisamos estimular as boas práticas e orientar para a regularização”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo ele, os debates em Joinville, Itajaí, Blumenau, Chapecó, Lages e Criciúma foram de salas lotadas e participação ativa dos profissionais.

Conforme a Fazenda, Santa Catarina é o 4º Estado em arrecadação do segmento: São Paulo (R$ 3,3 bi), Minas Gerais (R$ 936 mi), Rio de Janeiro (R$ 891 mi) e Santa Catarina (R$ 759 mi), na frente de estados vizinhos como Rio Grande do Sul (R$ 596 mi) e Paraná (R$ 564 mi). O estado também ocupa a 1ª posição no ranking na arrecadação de ICMS do Simples Nacional, por número de empresas (R$ 1.590, de um total de 477.390 empresas em 2016) e pelo número de habitantes (R$ 109, de um total de 6.910.553 habitantes em 2016).

Vagas limitadas: as inscrições devem ser feitas pelo telefone (48) 3229 1010 ou pelo e-mail eventos@fecomercio-sc.com.br.

Concorrência Leal

A terceira edição da operação, realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, está prevista para ser deflagrada em julho. Desde a primeira edição, em 2012, o faturamento das empresas catarinenses optantes do Simples passou de R$ 38 bilhões para R$ 57 bilhões, em 2016. A operação resultou no crescimento de 54% na arrecadação das empresas do Simples Nacional.

O cruzamento de informações leva em conta dados do SPED Fiscal e do Sistema Eletrônico de Cálculo (PGDAS-D), Declaração Única e Simplificada de Informações Socioeconômicas e fiscais (DEFIS) com dados de compras efetuadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras catarinenses, além do Demonstrativo de Créditos Informados Previamente (DCIP), da Nota Fiscal Eletrônica (NFE) e das empresas de cartão de crédito e débito.