ECONOMIA

Comércio catarinense registra em setembro 11ª alta no volume de vendas

Atualizado em 09 fevereiro, 2018

O comércio varejista catarinense apresentou variação positiva de 15,1% no volume de vendas em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE. Esta foi a 11ª variação positiva do setor.

Em comparação com agosto houve queda de 0,2%. Em termos de receita nominal, na comparação com setembro de 2016, a variação foi positiva em 12,1%. Já no acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) teve variação de 9,7%, acima dos 8,5% do mês passado- a taxa mais alta desde dezembro de 2007 e o melhor resultado entre os estados brasileiros. Quanto à receita nominal, a variação de outubro de 2016 a setembro de 2017 foi de 11,7%, levemente acima do resultado de 11,6% do mês anterior.

A recuperação do mercado de trabalho e a queda gradual dos juros possibilitam essa retomada mais consistente, conforme explica o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova. “Nos primeiros nove meses do ano Santa Catarina obteve crescimento de 13,7% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Ponto positivo também é que a recuperação começa a dar sinais de estar se generalizando para todos os segmentos, visto que apenas móveis, vestuário e livros continuam apresentando resultados negativos no acumulado de 12 meses. Até julho a recuperação estava muito concentrada no segmento de supermercados, com a desinflação dos alimentos, e equipamentos e materiais de escritório, que representa uma retomada dos investimentos na economia catarinense”, pontua.

Entre os segmentos, a maior alta foi novamente no segmento de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (24,8%), seguido por outros artigos de uso pessoal doméstico (13,8%) e eletrodomésticos (12%). Por outro lado, houve forte queda no segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,2%) na comparação com setembro de 2016.

No Brasil, o comércio varejista restrito registrou alta de 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta foi a sexta variação positiva consecutiva após vinte e três taxas negativas seguida nessa base comparativa. Nesta mesma comparação, a variação da receita foi positiva em 4,5%. No acumulado de 12 meses, o resultado do volume de vendas fechou com queda de 0,6% e a receita nominal atingiu 2,2%.

Leia também

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal