MERCADO

Catarinense Vinicius Lummertz é empossado em Brasília

Atualizado em 13 abril, 2018

Crédito: Roberto Castro/ MTur

Santa Catarina volta a ter uma cadeira na Esplanada. O catarinense Vinicius Lummertz, ex-presidente da Embratur, assumiu nesta terça-feira (10) o comando do Ministério do Turismo, no Palácio do Planalto, em Brasília. Lummertz assinou o termo de posse na presença do presidente Michel Temer, em cerimônia que marcou a entrada de outros dez ministros no governo federal. Ele substitui Marx Beltrão, que deixou a pasta para poder ser candidato, e deverá ficar no cargo por nove meses.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte é mantida

A escolha pelo catarinense teve reflexos imediatos no Estado. A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), que inicialmente seria extinta, será mantida no governo de Eduardo Pinho Moreira (PMDB). A decisão foi anunciada no dia da posse do novo governador, na última sexta-feira, em reconhecimento as preocupações da Fecomércio SC e do trade turístico do estado. O nome do novo secretário ainda não foi definido.

O nome de Lummertz já estava sendo cogitado desde 2016. Na época, o trade turístico fez uma moção pedindo a indicação do catarinense e a Fecomércio SC encaminhou à presidência da República o documento assinado pelo presidente Bruno Breithaupt e diretores da Federação.

“O Vinícius seguramente contribuirá para destravar um conjunto de amarras que fazem com que o nosso turismo ainda não esteja a altura do potencial do nosso país. Lummertz é um ativista contra a insegurança jurídica e isso certamente contribuirá com Santa Catarina. Em diversas reuniões que fizemos com ele nos últimos anos, essa tem sido nossa luta: superar a insegurança jurídica do nosso turismo, que afugenta o investimento e inibe o crescimento”, diz Breithaupt.

A agenda do turismo em Brasília

A agenda de Lummertz será voltada para geração de empregos, investimentos e “abrir as portas” do Brasil. “A previsão é de geração de dois milhões de empregos com o Brasil + Turismo, pacote de medidas para desenvolver o setor no país”, diz.

Segundo ele, uma das prioridades será a liberação de linha de crédito de R$ 5 bilhões do BNDES para investimentos no setor em todo o país. Em SC, o foco inicial será na conclusão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Lummertz também já vinha trabalhando com várias ações para a internacionalização do turismo brasileiro e o aumento do turismo interno, como a abertura de capital das companhias aéreas para baixar os preços das passagens e a transformação da Embratur em agência.