ECONOMIA

Com resultados mais consistentes, varejo catarinense mira no volume de vendas pré-crise

Atualizado em 13 abril, 2018

O comércio em Santa Catarina consolida-se, mês a mês, com os melhores resultados do país. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE, o comércio varejista restrito – que não leva em consideração a venda de veículos, autopeças e material de construção- teve alta de 9,3% no volume de vendas e de 9,7% na receita no mês de fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação a janeiro houve queda de 0,3% no volume e de 0,2% na receita.

No acumulado de 12 meses cresceu 14,2% em volume- novamente a maior variação entre todos os estados- e 13,0% na receita. No comércio varejista ampliado, que inclui material de construção e veículos, registrou variação positiva de15, 6%.

Mercado interno consolidado

O bom desempenho do Estado é reflexo do mercado interno consolidado, com menor informalidade, aumento da disponibilidade de crédito, queda nos preços dos alimentos e a retomada do emprego e da renda. “Santa Catarina deve manter a trajetória de recuperação e disseminar a retomada para todos os segmentos do varejo. A expectativa é recuperar volumes absolutos de vendas próximos ao que tínhamos no período pré-crise, antes de 2014”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A maior alta foi no segmento de veículos, motocicletas, autopeças (24,4%), seguido pelos hipermercados, supermercados (12,2%); artigos farmacêuticos (9,0%) e material de construção (8,0%). Por outro lado, livros, jornais, revistas e papelaria (-8,8%) e equipamentos e material de escritório (-10,5%) apresentaram queda.

O varejo no Brasil

Os resultados são bem mais tímidos no varejo nacional, mas o setor já mostra reação. O varejo restrito registrou alta de 1,3% no volume de vendas e de 1,6% na receita em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, o volume de vendas fechou com alta de 2,8% e a receita nominal atingiu 2,4%.