MERCADO

Atraso na entrega do contorno viário na Grande Florianópolis impacta no desenvolvimento da região, diz Breithaupt

Atualizado em 16 maio, 2018

O término da obra do contorno viário na Grande Florianópolis foi adiado para 2021 por conta de problemas com desapropriações, licença ambiental e aprovação de novo projeto orçamentário devido a mudança no traçado. Inicialmente, a obra estava prevista para 2012 e já havia sido adiada para 2020.

O atraso na entrega da obra é visto com preocupação pela Fecomércio SC. “A sociedade demanda esta obra há mais de vinte anos. Os pedágios na rodovia adjacente vêm sendo pagos e a obra não é concluída. O forte crescimento populacional previsto para a região e o desenvolvimento do polo econômico justificam a urgência do contorno viário”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A expectativa é que a obra potencialize a economia diversificada da região com a melhoria da mobilidade urbana. O contorno será capaz de reduzir em 40% os veículos, especialmente caminhões, que trafegam pela zona interna da Grande Florianópolis – o maior gargalo de mobilidade no Estado de Santa Catarina. Os veículos poderão passar pela nova via, desafogando o trânsito interno e reduzindo em até 50% o tempo de viagem entre as regiões continentais da Grande Florianópolis e a ilha.

O contorno viário deve promover o desenvolvimento das regiões onde a via passará, atualmente consideradas zonas rurais. Em razão da facilidade logística muitas empresas se instalarão no local, contribuindo também para o desenvolvimento do comércio, que deverá surgir ao longo da nova via para atender a demanda criada pelos motoristas.

“Os 400 milhões previstos no contorno devem ser vistos como um investimento para o setor público, não um gasto. A obra não pode ser mais adiada, sob pena de não atender mais as demandas da sociedade quando for entregue”, afirma Breithaupt.