ECONOMIA

Resultado das vendas no Dia das Crianças é considerado estável em Santa Catarina

Atualizado em 25 outubro, 2018

O comportamento cauteloso do consumidor catarinense impactou no principal indicador das vendas no comércio: o ticket médio registrou uma tímida queda de 0,5% na comparação anual. Se em 2017 alcançou R$175,96, o valor em 2018 registrou R$175. Entre as cidades pesquisadas, o destaque positivo ficou com Criciúma: R$ 223,00 seguida por Lages 191,46 e Florianópolis R$ 183,90. Os dados são da Pesquisa de Resultado de Vendas da data, realizada pela Fecomércio SC, que ouviu empresários de setes cidades.

Acesse a  Pesquisa de Resultado de Vendas

Apesar do ticket médio e faturamento estáveis, a movimentação no comércio catarinense foi positiva (10,1%) quando comparado aos demais meses do ano, dado que comprova a importância da data para o aquecimento nas vendas do comércio. Em Itajaí, a variação no faturamento foi a mais alta entre as cidades pesquisadas: 21,8%.

Mais da metade dos consumidores catarinenses (60,6%) optou pela compra à vista, fazendo uso de cartão de crédito (34,5%) e cartão de débito (14,8 %). Em Criciúma, 48,8% dos consumidores optaram pelo parcelamento entre o cartão de crédito (48,8%) e o crediário (11,6%).

“O cruzamento desses dados demonstra o comportamento recorrente do consumidor catarinense que vem prezando pela cautela e pagamento à vista. Isso se deve muito ao atual período político de eleições, no qual o consumo tende a ser mais conservador, optando por opções que evitem o endividamento. O consumo que já vem se recuperando, tende a apresentar resultados mais sólidos a medida que as incertezas políticas se dissipem”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Impacto no mercado de trabalho

As vendas do Dia das Crianças também geram oportunidades no mercado de trabalho. Para atender a demanda no período, 7,4% das empresas contrataram – 3,5 empregados em média. Em Itajaí esse índice mais que dobrou, alcançando 16,2%, enquanto que em Chapecó, apenas 2,7% incrementou seu quadro de funcionários.

A pesquisa foi realizada com 406 empresas do comércio catarinenses nos setores de brinquedos e vestuário (61,1%) –  além de calçados, eletroeletrônicos, multicoisas, chocolates, docerias e supermercados – nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis, entre os dias 15 e 17 de outubro.