ECONOMIA

“A prioridade é a conclusão da BR-470”, afirma o ministro da Infraestrutura em reunião do Fórum Parlamentar

Atualizado em 17 junho, 2019

Convidado para participar de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada na manhã desta segunda-feira (17), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que a prioridade entre todas as obras do governo federal em Santa Catarina são os 73 quilômetros de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial.

O ministro aproveitou a visita para entregar o primeiro trecho duplicado da rodovia, de oito quilômetros, aberto para o tráfego de veículos ainda pela manhã. Segundo ele, a conclusão da duplicação dos quatro primeiros lotes da duplicação está previsto para 2021.

“Prioridade é uma palavra singular. Não existem duas prioridades. Então, a prioridade em Santa Catarina é a BR-470. Não vamos abrir mais frentes no Estado. Tem muita coisa que já andou nas obras de duplicação da rodovia, e liberando recursos (federais), a gente vai dando resposta, e vai liberando mais trechos”, afirmou o ministro.

A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada na Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), em Itajaí, foi bastante prestigiada por lideranças empresariais da região.

Conforme o presidente do Comitê de Duplicação da BR-470, Emílio Rossmark Schramm, o posicionamento do ministro deixou os empresários “de alma lavada”. “Temos certeza de que haverá empenho por parte do Ministério da Infraestrutura e do DNIT para que a obra seja concluída em dois anos. Vamos continuar cobrando e fiscalizando, mas adianto que, sempre que for necessário, o governo poderá contar com o nosso apoio”, afirmou. Schramm é presidente do Sindilojas Blumenau e vice-presidente de Varejo da  Fecomércio SC.

Além do trecho entregue nesta segunda-feira (17), o ministro adiantou que mais nove quilômetros devem ser liberados em breve no município de Navegantes e outros sete quilômetros em Gaspar. Quanto aos lotes, Freitas prevê a entrega da conclusão dos dois primeiros lotes (Navegantes/Ilhota/Gaspar) até final do ano que vem, e dos lotes 3 e 4 (Gaspar/Blumenau/Indaial) em 2021.