Comércio catarinense cresceu 8,6% no volume de vendas em 2019

Atualizado em 12 fevereiro, 2020

O varejo catarinense fechou 2019 no verde, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada nesta quarta-feira (12) pelo IBGE. O comércio varejista restrito, que não inclui atividades de material de construção e veículos, teve alta de 8,6% no volume de vendas e de 11,5% na receita nominal na comparação com 2018. Já o varejo ampliado avançou 10,0% e 12,4%, respectivamente.

No mês de dezembro, o setor cresceu 8,4% no volume de vendas, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e teve variação nula em relação a novembro. A receita nominal variou 12,3% e 1,3%, nas mesmas comparações.

Os segmentos que tiveram resultados mais expressivos foram os de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,7%); material de Construção (12,6%) e veículos, motocicletas, partes e peças (12,2%). Por outro lado, livros, jornais, revistas e papelaria (-9,9%) e tecidos, vestuário e calçados (2,8%) apresentaram baixo desempenho.

“A diversificação econômica do Estado, que equilibra o mercado de trabalho e gera um nível de renda relativamente mais elevado que os demais estados, faz com que o comércio catarinense tenha um dos maiores crescimentos do país entre os mercados consolidados”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo ele, outro sinal positivo é o crescimento do segmento de equipamentos e materiais para escritório, que reflete a retomada dos investimentos em Santa Catarina.

O varejo brasileiro apresentou números mais tímidos no balanço do ano: alta de 1,8% no volume de vendas e de 5% na receita nominal.