MERCADO

Setor produtivo e governo de SC ampliam diálogo

Atualizado em 29 junho, 2020

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) realizou reunião, nesta segunda-feira (29), com o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e o adjunto da pasta, Ricardo Stodieck, para aprofundar a colaboração e o dialógico entre governo e setor produtivo.

No encontro virtual, os empresários se colocaram à disposição para apoiar o planejamento de estratégias para desenvolvimento do Estado e também defenderam maior participação privada por meio de concessões de serviços, como os de saneamento, portos e demais projetos de infraestrutura, para que o Estado possa focar nas áreas de saúde, educação e segurança.

Entre as pautas apresentadas pelos presidentes para a retomada econômica pós-pandemia, estão: protocolos para reativar as regiões turísticas com segurança; debate com IMA para agilizar licenciamento ambiental; fundo garantidor e juro zero para ampliar crédito às micro e pequenas empresas; e investimento estratégico na infraestrutura das estradas para melhorar o acesso turístico, a logística e o escoamento da produção.

“Enfatizo que na área de turismo tem demandas simples de serem resolvidas, mas que podem ser implementadas com rapidez e baixo custo. Temos questões de infraestrutura que precisam ser resolvidas, assim como o Centro de Convenções de Balneário Camboriú e outros que estão sendo mal aproveitados”, exemplificou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. A entidade havia apresentado recentemente as prioridades do setor ao então secretário da SDE.

“Queremos estar sempre próximos. Essa conexão é importante. O futuro de Santa Catarina depende do esforço coletivo de todos nós. O momento é de união para sair da crise”, afirmou o secretário Juliano Chiodelli. “O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento é fazer políticas perenes de Estado e integrar a cadeia produtiva catarinense”, disse Rogério Siqueira, lembrando que a aprovação do marco legal do saneamento pode abrir oportunidades para Santa Catarina.

O COFEM é composto pelas Federações do Comércio (FECOMÉRCIO), das Indústrias (FIESC), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

Leia mais

COFEM debate agenda de assuntos estratégicos para setor produtivo em SC

Leia também

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal