PESQUISA

Levantamento com empresários aponta demandas e desafios em nove cidades catarinenses

Atualizado em 05 novembro, 2020

A Fecomércio SC mapeou as principais demandas e desafios municipais dos setores de comércio, serviços e turismo nas cidades de Blumenau, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Canoinhas e Lages.

O objetivo do projeto é compreender as necessidades, anseios e gargalos dos empresários em suas regiões e disponibilizar aos futuros gestores municipais os principais pleitos em relação a cinco macrotemas: burocracia, mobilidade urbana, educação, segurança pública e saúde.

Confira os relatórios na íntegra

Blumenau
Criciúma
Concórdia
Chapecó
Florianópolis
Itajaí
Joinville
Canoinhas
Lages

Base para plano de governo

Nas eleições passadas, a entidade levantou as demandas regionais para balizar os candidatos e futuros governantes. Em 2018, as informações apuradas deram origem a Carta do Comércio SC, um diagnóstico que retratava os entraves para a competitividade das empresas catarinenses e trazia possíveis soluções em relação ao comércio exterior, legislação trabalhista, captação de recursos, ambiente econômico, sistema legal e tributário, entre outros.

Nas eleições municipais em 2016, a Pesquisa de Avaliação do Serviço Público apontou os desafios para os prefeitos de sete cidades em Santa Catarina. Nove quesitos – Saúde, Educação, Preservação Ambiental, Segurança Pública, Mobilidade Urbana, Água e Esgoto, Limpeza Urbana, Habitação e Cultura e Lazer – foram avaliados  para mostrar a percepção da população em Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó. Os dados também tinham sido levantados em 2012.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 julho, 2024

COFEM mostra preocupação com renovação da concessão da BR 101

19 julho, 2024

Fecomércio SC e FloripaAirport estudam impacto do Turismo em Santa Catarina

INSTITUCIONAL 16 julho, 2024

Fecomércio SC e sindicatos empresariais lançam campanha "Comércio Local é Legal" em diversas cidades do estado

MERCADO 16 julho, 2024

Empresários catarinenses esperam crescimento de 18,2% nas vendas durante este inverno