MERCADO

Coronadados: Fecomércio SC disponibiliza ferramenta gratuita para monitoramento da saúde dos colaboradores

Atualizado em 11 novembro, 2020

Identificar os primeiros sintomas de COVID-19 nos colaboradores de uma empresa pode trazer mais agilidade na tomada de decisão, direcionar as medidas preventivas e ajudar a reduzir exponencialmente a transmissão do vírus no ambiente de trabalho e, consequentemente, na população.

O Coronadados, sistema web de acompanhamento e monitoramento em massa, foi criado com esse objetivo, permitindo que os empresários e gestores contribuam ativamente para o controle da doença e a retomada segura das atividades econômicas em Santa Catarina. O software foi desenvolvido pelo instituto SENAI de Tecnologia em Soluções Digitais e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde, da Fiesc, com apoio da Fecomércio SC, Faesc e FCDL.

O CoronaDados  é gratuito e está disponível para todas as empresas de Santa Catarina, dos pequenos aos grandes negócios. “O setor produtivo pode ser protagonista neste processo de controle da disseminação do coronavírus, cuidando da saúde dos seus colaboradores, cooperando com o sistema público e atuando de forma assertiva para a recuperação da economia catarinense”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

> Cadastre sua empresa e ative o sistema

Como funciona?

Com a ajuda da Cora, uma assistente virtual no aplicativo de mensagem Telegram, os colaboradores cadastrados reportam diariamente seu quadro de saúde. Estes dados são disponibilizados automaticamente e em tempo real em um painel de controle para acompanhamento exclusivo de líderes e gestores. Com base nestas informações, as equipes de saúde e segurança do trabalho ou responsável pela gestão de pessoas podem agir, promovendo o isolamento preventivo, testes, ações de higienização do ambiente ou outras medidas de segurança.

A implantação do sistema nas empresas é simples e conta com passo a passo no site do Coronadados. A utilização por parte dos usuários (colaboradores) também é bastante intuitiva. Além das orientações completas sobre a ativação, é possível ter acesso aos materiais de comunicação para auxiliar no engajamento do público interno.

> Saiba mais

Projeto Piloto

Em setembro, o Sistema Fecomércio SC Sesc Senac adotou o CoronaDados na Federação e na diretoria regional das duas casas, que conta com quadro funcional de x pessoas.  Com a identificação mais rápida dos sintomáticos, o Sistema pode oferecer o acompanhamento adequado aos colaboradores e definir o momento seguro para o retorno.