MERCADO

Aprovada emissão primária remota de certificados digitais

Atualizado em 26 janeiro, 2021

A emissão primária remota de certificados digitais foi aprovada na semana passada e entrará em vigor após publicação da Instrução Normativa, que regulamentará os procedimentos e a forma de operação.

A medida deve modernizar e tornar mais rápida a emissão dos certificados digitais pelas Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil. A Fecomércio SC trabalha com validação por videoconferência desde a criação da modalidade.

Conforme as regras em vigor, a emissão do primeiro certificado digital, de pessoa física ou jurídica, deveria ser realizada presencialmente e apenas as renovações poderiam ser feitas por videoconferência. Com a aprovação será possível emitir o primeiro certificado, pessoa física ou jurídica, de forma remota.

O interessado pode solicitar a aquisição na página da Certificação no site da Fecomércio SC e realizar todo o processo de forma virtual, sem sair de casa.