200 anos de luta pela independência

Atualizado em 06 setembro, 2022

Neste 2022 completamos 200 anos de nossa independência. Esta data marcante enseja profunda reflexão não apenas pelo registro histórico, mas pelo o que ela pode representar no presente e futuro da nação.

Em 1822 o “Dia do Fico” significou a desobediência deliberada de D. Pedro às ordens vindas de Lisboa, sendo este processo  contou com a conjugação de muitas forças vivas da sociedade civil à época.

Este ato foi importante na história do Brasil, que ao longo das décadas subsequentes se consolidou como uma das maiores e mais importantes economias do mundo. É do Brasil que dependem várias nações e continentes para alimentar seus povos. É no Brasil que está situada uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo. É para o Brasil que destinaram-se vários povos de todas as origens em busca de oportunidade, que somando-se aos que aqui já habitavam, produziram uma nação multicultural, de pluralidade religiosa e política, de liberdade econômica e de expressão.

Se temos hoje uma nação com essas características, muito devemos a visão empreendedora de muitos líderes empresariais. Hoje alimentamos o mundo e produzimos uma economia dinâmica que se transforma a cada dia, sendo um dos países mais digitalizados e abertos para o mundo. Essa nação que cultiva inovação não pode ser a mesma que convive com intolerância, perseguição política a empresários.

Duzentos anos se passaram desde a desobediência às Cortes portuguesas que marcou o início de nossa independência. Duzentos anos se passaram e para a garantia de nossa independência devemos agora cobrar dos Poderes constituídos de nossa República, Executivo, Legislativo e sobretudo o Judiciário, o respeito à Constituição, às liberdades e garantias individuais, sobretudo a liberdade de expressão. No império das leis, não cabe a qualquer um de nós, nem quem as julga, infringi-las.

Nosso futuro de imenso potencial econômico passa, ainda, pelo brado da Liberdade! Façamos deste 7 de setembro de 2022 um dia de demonstração de civismo e patriotismo, mas também de intensa reflexão, pois a censura de um brasileiro é a privação de todos.

Viva o Brasil e a Liberdade!