INSTITUCIONAL

Em noite prestigiada, Fecomércio abre oficialmente o Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Evento, seguido de jantar, foi realizado na última quinta-feira, 3, no Sesc Cacupé

Marcado por uma grande celebração entre as quatro cidades que possuem a chancela de Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, a noite da última quinta-feira, 3 de agosto, ficará marcada na história de Florianópolis e todos os entusiastas do turismo que participaram da abertura oficial do Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. O evento reuniu autoridades do Estado, técnicos da gastronomia, e atores do setor produtivo da capital. A cerimônia foi realizada no Sesc Cacupé e após a solenidade de abertura, os convidados foram recepcionados para um jantar, coordenado pelo chef Narbal Corrêa, que contou com pratos típicos preparados pelos chefs das quatro cidades que possuem a chancela da Unesco: Florianópolis, Belém (PA), Paraty(RJ) e Belo Horizonte (MG).

Coordenado pelo chef Narbal Corrêa, evento contou com com pratos típicos preparados pelos chefs das quatro cidades que possuem a chancela da Unesco

Durante a solenidade, o presidente da Fecomercio, Hélio Dagnoni, reforçou a relevância desse evento para a cidade. “Somos uma cidade com muita riqueza gastronômica e cultural, e precisamos contar isso ao mundo. Esse evento foi idealizado pela Fecomércio para ser um presente para a cidade de Florianópolis, para que ajude a impulsionar a nossa gastronomia, o nosso turismo e os negócios da cidade. Mais do que isso, queremos que a gastronomia brasileira se torne referência mundial. Demos o pontapé inicial e fizemos o primeiro Encontro, agora estamos prontos para ir a Belém, a Paraty ou a Belo Horizonte para aproveitar a segunda edição desse evento”, reforçou.

Evento foi idealizado pela Fecomércio para ser um presente para a cidade de Florianópolis – destacou o presidente Hélio Dagnoni

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, valorizou a iniciativa da Fecomércio e ressaltou o trabalho realizado pelas entidades do Grupo Gestor da chancela. “Há oito anos, após muito trabalho das entidades envolvidas nessa iniciativa, em especial da FloripAmanhã, responsável por todo o trabalho de conquista desse título, Florianópolis pode dizer que é uma cidade criativa da Unesco. Esse título valioso deve ser valorizado, deve ser enaltecido. Por isso parabenizo e agradeço a Fecomércio por esse evento, que com certeza contribui muito para a imagem da Capital e agrega muito valor a nossa economia”, ressaltou o prefeito.

Prefeito Topazio agradeceu a iniciativa da Fecomércio, que com certeza contribui muito para a imagem da Capital e agrega muito valor a economia

O secretário de estado do planejamento, Edgar Usuy, representando o governo do Estado de Santa Catarina, também enfatizou o valor dessa iniciativa. “Para o estado de Santa Catarina é muito importante sediar a primeira edição desse evento e poder mostrar para representantes de tantos estados as riquezas da nossa gastronomia, da nossa cultura e das belezas naturais desse estado. Estamos muito felizes em receber todos vocês aqui”.

As ostras de Florianópolis foram um dos pratos servidos

O Encontro é promovido pelo Sistema Fecomércio de Santa Catarina, Sesc-SC e Senac-SC, em parceria com FloripAmanhã, e com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Sebrae/SC, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) – Fecomércio (MG), Fecomércio (RJ) e Fecomércio (PA).