INSTITUCIONAL

Segundo dia do Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é marcado por uma imersão na cultura e na gastronomia de Florianópolis

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Participantes fizeram visitas às fazendas de ostras e algas, provaram a gastronomia típica, aprenderam sobre a produção artesanal de farinha e vivenciaram o Boi de Mamão

No segundo dia do Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, os participantes tiveram uma verdadeira imersão na gastronomia e na cultura de Florianópolis. O dia começou no Ribeirão da Ilha, onde eles puderam conhecer de perto as fazendas marinhas e a produção de ostras e algas.

No Ostra Experience, o Sr Alberto Fermiano, produtor há mais de 30 anos, explicou todo o processo de produção das ostras, desde a produção das sementes, até o momento em que elas chegam no ponto ideal para o consumo. “Estamos muito felizes em receber todos aqui, mostrar um pouco mais da nossa gastronomia e da cultura manezinha”, celebrou.

A estudante de gastronomia Nádia Jaciara de Aguiar veio de Boa Vista, Roraima, especialmente para o Encontro e está encantada com tudo o que está vivendo. “Nas palestras eu tive tantas ideias para levar para a minha cidade. Estou aprendendo muito com Florianópolis e vivendo um sonho ao ter essa experiência em uma cidade criativa Unesco da Gastronomia”. Ela provou ostra pela primeira vez e disse que aprovou. “É uma iguaria, uma delícia. Estou encantada com a gastronomia e com a cidade de Florianópolis”, celebra.

A experiência na fazenda de algas foi igualmente encantadora. Os participantes conheceram um pouco mais sobre a produção da Kappaphycus alvarezzi, que está sendo testada na gastronomia e tem sido uma das estrelas do evento.

O Sr. Ademir Dario dos Santos é produtor das algas, maricultor há mais de 30 anos, e estava feliz por receber os visitantes, enaltecendo o valor da sua produção. “Alga é boa para tudo! É fertilizante, é cicatrizante e além de tudo é uma delícia comer alga. Com vinagrete, crua, de todo jeito”, explicava aos participantes.

A manhã encerrou com um almoço típico manezinho, com tainha escalada e pirão. No período da tarde, os visitantes aprenderam sobre a produção artesanal de farinha de mandioca no Engenho dos Andrade, em Santo Antônio de Lisboa, e vivenciaram o Boi de Mamão, vestindo os personagens e conhecendo mais sobre essa riqueza da cultura florianopolitana.

Júlio César Vilar é professor de gastronomia e veio de Campo Grande, Paraíba, e reforça a relevância dessa experiência. “Eu não fazia ideia da riqueza dessa cidade de Florianópolis. Esse intercâmbio de cultura está sendo maravilhoso”, celebra.

O Encontro Cidades Criativa Unesco da Gastronomia segue durante todo o sábado com a realização da Feira Criativa, aberta ao público, no Sesc Cacupé. Durante todo o dia, participantes poderão assistir aulas show, curtir atrações culturais e, claro, experimentar muita comida boa.

O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio de Santa Catarina, Sesc-SC e Senac-SC, em parceria com FloripAmanhã, e com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Sebrae/SC, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) – Fecomércio (MG), Fecomércio (RJ) e Fecomércio (PA).