ECONOMIA

Fecomércio divulga Boletim Técnico de Turismo do primeiro semestre

Atualizado em 29 setembro, 2023

Com a missão de unir, orientar, defender e representar as atividades e categorias do setor do comércio de bens, serviços e turismo, a Fecomércio lançou nesta semana, o Boletim Técnico de Turismo do primeiro semestre de 2023. O intuito deste boletim é apresentar um panorama do setor, baseado em dados e indicadores obtidos por meio de pesquisas desenvolvidas pela entidade, complementados pela análise sistêmica de dados abertos disponibilizados por diferentes fontes.

“Este documento é mais um instrumento para auxiliar os empresários na tomada de decisões, além de favorecer a atração de investimentos, auxiliar na análise dos atores do turismo em relação ao desenvolvimento de sua região e seus negócios locais”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

O documento mostra que o turismo segue sendo um dos setores mais importantes para a economia do estado e em constante crescimento. Na arrecadação tributária, dados da Secretaria da Fazenda indicam que o setor arrecadou cerca de R$ 288 milhões em impostos, o que representa 17% do total arrecadado pelas atividades de serviços no Estado.

Foram 10.557 novas empresas registradas até agosto, um aumento de 10,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Julho marcou o primeiro saldo positivo de emprego nas atividades turísticas do estado no ano. Foram 223 contratações a mais que as demissões. As atividades com melhor desempenho foram Hotéis (59), Agências de Viagem (45) e Lanchonetes, Bares e similares (40).

 

Para mais informações, confira o boletim >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/boletim-de-turismo-i-semestre-de-2023/

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.