Fecomércio recebe Câmara de Comércio e Indústria Brasil – China

Atualizado em 19 dezembro, 2023

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni recebeu, nesta terça-feira, 19, o Secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner acompanhado do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, para uma reunião de alinhamento e prospecção de negócios para Santa Catarina.

“Estreitar relacionamento com países como a China também é um papel importante que desenvolvemos aqui na Fecomércio. Santa Catarina importa muitos insumos de lá, mas nós também temos interesse em exportar mais mercadorias. Com certeza este encontro nos renderá bons frutos”, comentou Dagnoni.

Na oportunidade, a Fecomércio, apresentou dados sobre o comércio exterior de Santa Catarina com a China. As empresas catarinenses exportaram mais de US$ 1,5 bilhão para o país asiático até novembro de 2023. Por sua quantidade de portos, Santa Catarina é um estado chave para o comércio exterior, e estreitar relacionamentos é papel fundamental para o desenvolvimento do estado como um todo. Dos 295 municípios, 174 já realizaram algum comércio com a China em 2023.

“A corrente de comércio com a China aumentou exponencialmente no pós-pandemia e já ultrapassou, neste ano, US$ 12 bilhões. Estamos importando cada vez mais produtos de alta tecnologia, equipamentos, máquinas e insumos para indústria”, complementou o presidente.

De acordo com Tang, os negócios com o país asiático podem ser intermediados com a câmara. “Muitas pessoas não sabem, mas a compra de equipamentos e insumos duráveis e não duráveis recebem incentivos na China com condições facilitadas de compra, como financiamento e carência para o prazo de pagamento, por exemplo”, explicou.

Para o secretário de Articulação Interncional, a reunião foi produtiva e terá continuidade. “A Fecomérco já é parceira do Governo em muitas frentes, com certeza faremos novos projetos que trarão ainda mais desenvolvimento aos empresários do setor que ela representa”, assegurou Froehner.