Inflação dobra em dezembro

Atualizado em 17 janeiro, 2024

A inflação oficial do País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,56% em dezembro. O desempenho é o quarto maior do ano, abaixo apenas de fevereiro (0,84%), março (0,71%) e abril (0,61%). Tal resultado ainda é o mais alto desde o de abril e consolida uma crescente da inflação ao longo do segundo semestre de 2023, na qual só não houve aceleração na passagem de setembro para outubro.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo-ipca-dezembro-2023/

Comparativamente, em relação a inflação de novembro (0,28%), houve alta de 0,28 ponto percentual (p.p.), ou seja, a inflação dobrou na passagem do mês. Sendo esta a sexta variação positiva no ano, corrobora-se a tese de que o processo inflacionário permanece instalado na economia brasileira. Não obstante, em relação a dezembro de 2022 (0,62%) a inflação de agora seja 0,06 p.p. menor.