INSTITUCIONAL

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança

Atualizado em 03 maio, 2024

A Fecomércio SC participou nesta sexta-feira (03) da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada em Blumenau, onde os principais temas abordados foram a infraestrutura de transporte e medidas preventivas contra enchentes no estado. A reunião contou com a presença de diversos parlamentares, incluindo o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Alysson Andrade, e o deputado federal Jorge Goetten.

Durante o encontro, Alysson Andrade destacou os avanços nas obras da BR-470, vital para o desenvolvimento econômico da região, informando que a conclusão está prevista para 2026. Também foram anunciados projetos para a expansão da rodovia até Campos Novos, ampliando ainda mais a capacidade de tráfego e transporte no estado.

A questão das enchentes e das barragens também foi um ponto crítico discutido, especialmente em virtude das recentes tempestades que afetaram regiões vizinhas. A preocupação é preventiva, considerando a recorrência de chuvas e possíveis impactos similares em Santa Catarina.

O deputado federal Jorge Goetten revelou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, comunicou a decisão de instalar uma comissão especial para analisar a alocação de 5% das emendas parlamentares para a Defesa Civil, um passo significativo para o fortalecimento das políticas de prevenção e resposta a desastres.

O coordenador da bancada catarinense, Valdir Cobalchini, anunciou que o fórum continuará com suas reuniões itinerantes pelas mesorregiões para atender às demandas locais e que, nos próximos 90 dias, as obras serão definidas no orçamento federal. Está prevista uma nova reunião da bancada para, em conjunto com a sociedade, definir as prioridades.

A Fecomércio SC enfatiza a importância desses encontros, pois proporcionam um diálogo essencial entre os representantes eleitos e a sociedade civil. Essas discussões são fundamentais para assegurar que as políticas implementadas reflitam as necessidades reais da população e contribuam para o desenvolvimento sustentável e seguro de Santa Catarina.