INSTITUCIONAL

Fecomércio SC presente na assinatura do protocolo para obras na Baía da Babitonga

Atualizado em 03 junho, 2024

O vice-presidente Financeiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina( Fecomércio SC), Bento Ferrari, representou o presidente Hélio Dagnoni na assinatura do protocolo de intenções para as obras de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, realizada nesta segunda-feira (3). O evento contou com a presença do Governador Jorginho Mello e do Secretário Beto Martins, marcando um significativo passo para o fortalecimento da infraestrutura portuária de Santa Catarina.

“Para a Federação, é de extrema importância que o Governo do Estado invista na infraestrutura portuária, pois este é um diferencial competitivo essencial para a nossa economia. Com investimentos e projetos estruturados em portos, aeroportos e ferrovias, sob a liderança do Governador Jorginho Mello e do Secretário Beto Martins, Santa Catarina certamente estará na vanguarda do comércio internacional e da logística de mercadorias, bens e serviços”, destacou Ferrari.

O protocolo de intenções visa viabilizar o alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, abrangendo os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. O projeto, orçado em aproximadamente R$ 300 milhões, prevê a definição do modelo de financiamento, obtenção de licenças ambientais, contratação, execução e acompanhamento das obras.

As obras de dragagem aumentarão a profundidade do canal externo dos atuais 14 metros para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Este passo é fundamental para garantir a competitividade dos nossos portos diante das exigências do mercado moderno.

O projeto já conta com licença ambiental prévia emitida pelo Ibama. A primeira fase da obra envolverá a suavização da curva do canal para melhorar a segurança da navegação, seguida pelo alargamento do canal de acesso externo e o realinhamento do trecho inicial, executando o aprofundamento para 16 metros.

Parte da areia dragada será utilizada para o engordamento da faixa de areia da orla do município de Itapoá, que tem sofrido com erosão marítima. Esta será a primeira vez no Brasil que os sedimentos de uma dragagem portuária serão usados para o alargamento de uma praia.

Informações: Secom SC

Leia também

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal

MERCADO 11 julho, 2024

Vendas do comércio catarinense cresceram em maio, aponta pesquisa