Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal

Atualizado em 12 julho, 2024

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, está em Portugal como parte da comitiva oficial liderada pelo governador Jorginho Mello. O objetivo da missão é consolidar a nova rota aérea direta entre Santa Catarina e a Europa, operada pela TAP Air Portugal, e fortalecer as relações bilaterais.

O governador Jorginho Mello, acompanhado do secretário de Portos e Aeroportos, Beto Martins, e da secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, reforçou a importância do voo direto entre Florianópolis e Lisboa para o turismo e negócios em Santa Catarina. A comitiva celebrou o sucesso da nova rota, com mais de 19 mil passagens vendidas para os próximos três meses, evidenciando a forte demanda por essa conexão.

Durante a visita ao Porto de Sines, a maior estrutura portuária de Portugal, o governador e o presidente do Conselho de Administração do Porto, José Luis Cacho, assinaram um termo de cooperação para troca de conhecimentos e tecnologias, visando à modernização das operações portuárias e ao aumento das exportações catarinenses. “Santa Catarina tem uma logística de transporte eficiente, com cinco portos, e essa parceria com Portugal permitirá avanços significativos, trazendo mais produtos catarinenses para o mercado europeu”, destacou o governador Jorginho Mello.

A comitiva catarinense também se reuniu com o empresário Flávio Rocha, dono da Riachuelo, para discutir futuras parcerias e projetos de interesse mútuo. O encontro representa uma sinergia importante para o desenvolvimento do comércio catarinense.

Durante o encontro, Hélio Dagnoni destacou a atuação recente da Fecomércio SC pela maior isonomia entre os produtos vendidos no comércio local e as plataformas internacionais, resultando na alíquota de 20% para compras até US$ 50, que antes eram isentas de imposto federal. Este avanço, junto ao ICMS, traz maior equidade ao comércio catarinense, um tema debatido pela entidade com executivos da Riachuelo nos últimos dois anos.

A Fecomércio SC tem trabalhado incansavelmente pela desburocratização das atividades comerciais e pela redução da carga tributária no setor, permanecendo à disposição do varejo em Santa Catarina para defendê-los e representá-los junto às esferas de governo e à sociedade civil organizada.

“A missão em Portugal reforça os esforços de Santa Catarina em promover o estado como um destino de excelência e fortalecer as relações comerciais e culturais com a Europa”, pontua o presidente Hélio.