INSTITUCIONAL

Fecomércio SC e sindicatos empresariais lançam campanha “Comércio Local é Legal” em diversas cidades do estado

Atualizado em 16 julho, 2024

Em comemoração ao Dia do Comerciante, Santa Catarina presenciou nesta terça-feira, 16 de julho, o lançamento da campanha “Comércio Local é Legal”, promovida pela Fecomércio SC em parceria com sindicatos empresariais de todo o estado. O evento, realizado simultaneamente em 21 cidades, reuniu empresários, sociedade civil organizada, imprensa e a comunidade local, destacando a importância do fortalecimento do comércio local para a economia catarinense.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, a campanha é um esforço conjunto para continuar apoiando e fortalecendo empresários, empreendedores e trabalhadores em Santa Catarina, promovendo o desenvolvimento sustentável e assegurando um futuro próspero para o estado. “Este projeto foi concebido com um propósito claro: valorizar o comércio local e fortalecer a economia do nosso estado. O setor de comércio e serviços é um dos principais motores de geração de emprego e renda em Santa Catarina, abrigando uma vasta rede de micro, pequenas e médias empresas”, comentou o presidente Hélio Dagnoni.

Em 2021, o comércio e os serviços juntos responderam por 65,8% do PIB do estado. Até maio de 2024, Santa Catarina contava com 984 mil empresas ativas, das quais 77% pertenciam ao comércio e aos serviços, responsáveis por 52,2% da arrecadação total de ICMS em 2023. O impacto no mercado de trabalho também foi destacado, com 64,7% dos empregos formais em 2022 concentrados no comércio e nos serviços, e um saldo positivo de 588 mil novas vagas abertas em 2023. No cenário internacional, as relações comerciais catarinenses movimentaram US$ 11,6 bilhões em 2023, posicionando o estado como o nono maior exportador do país.

Em 2023, a Fecomércio SC contabilizou resultados positivos pelo comércio e pelos serviços, com crescimento de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista e um aumento de 8% no volume de serviços prestados. “Esses dados ressaltam a robustez e o dinamismo da economia catarinense. O comércio e os serviços desempenham papéis fundamentais no crescimento econômico e na geração de empregos”, afirmou Dagnoni.

O setor de serviços, que abrange áreas como tecnologia da informação, saúde e educação, também contribui substancialmente para o PIB estadual, proporcionando a infraestrutura e o suporte essenciais para outras indústrias. “Essa campanha abrange também o setor de serviços e turismo, também podemos e devemos valorizar esses prestadores de serviços locais. É uma campanha que abrange todos os nossos representados”, afirmou o presidente.

Durante o evento, a campanha foi apresentada aos participantes, incentivando os consumidores a valorizarem e comprarem no comércio local. Uma das principais atrações foi a exibição de um vídeo com mensagens do governador Jorginho Mello, do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Silvio Dreveck, todos reforçando o compromisso do governo estadual com a iniciativa.


 

Leia também

PESQUISA 27 agosto, 2024

Florianópolis registra a sexta menor taxa de desemprego entre as capitais brasileiras

ECONOMIA 23 agosto, 2024

Vendas de dia dos pais cresceram 5,5% em 2024

INSTITUCIONAL 23 agosto, 2024

Sindicato de Produtos Farmacêuticos comemora vitória com aprovação de lei que permite exames clínicos em farmácias

INSTITUCIONAL 22 agosto, 2024

Evento exclusivo organizado pelo Sinditrade discute o sucesso da importação em Itajaí