O recado das urnas em Santa Catarina

Atualizado em 07 outubro, 2024

A Fecomércio SC parabeniza os 295 prefeitos e 2.897 vereadores que conquistaram o direito de representar os catarinenses em cada um de seus municípios. Santa Catarina deu um exemplo de cidadania nessas eleições, com presença massiva nas urnas e uma abstenção mais baixa que a média nacional.

Temos um grande desafio pela frente, apontado pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo na pesquisa que realizamos para entender as prioridades dessas eleições. A mobilidade urbana foi o tema de maior destaque, e certamente será um grande desafio aos prefeitos e vereadores eleitos. Os empresários catarinenses enfrentam duros desafios na mobilidade urbana, seja no deslocamento dentro da própria cidade ou nas regiões metropolitanas, seja para o fluxo de mercadorias e serviços, impactando em nossa economia e na vida das pessoas. Itens como estacionamentos públicos (popular “zona azul”), infraestrutura e transporte coletivo foram os mais mencionados pelos empresários nessa temática. A construção de maior envergadura nesta temática deve ser trabalhada de forma conjunta pelos prefeitos, com a parceria direta e fundamental do Governo do Estado e, também, do Governo Federal quando couber, tratando a mobilidade urbana como desafio metropolitano, com soluções além da individualidade de cada município.

Link para a pesquisa: https://www.fecomercio-sc.com.br/noticias/mobilidade-urbana-destaca-se-como-a-maior-demanda-municipal-para-2024-aponta-pesquisa-da-fecomercio-sc/

Também o saneamento básico, a prevenção de desastres naturais e a segurança pública ganharam destaque na pesquisa, e são desafios que também necessitam de ampla atenção dos eleitos junto ao Governo do estado da mesma forma.

A imensa maioria dos catarinenses apontou nas urnas pelo caminho de uma economia mais liberal, reforçando que nosso estado é de quem trabalha, empreende e prospera. Os desafios que temos em conjunto são para melhorar cada vez mais nossa posição privilegiada nos indicadores econômicos e sociais em relação ao Brasil. A Fecomércio e seus sindicatos patronais em todas as regiões estão à disposição de cada prefeito e vereador eleito no último dia 06 de outubro para a construção das potencialidades de cada município.