21 outubro, 2020

De olho na linha de chegada

Se um ano atrás analistas de mercado falassem que em 2020 teríamos uma reviravolta mundial na economia, no estilo de vida e no comportamento de consumo, certamente seriam taxados de alarmistas. O fato é que a pandemia desencadeou mudanças de proporções globais – em Santa Catarina, os indicadores econômicos registraram quedas históricas, porém hoje já é possível vislumbrar um cenário menos pessimista.

28 maio, 2020

Impactos da pandemia em SC

Depois de mais de 60 dias de quarentena, as consequências da crise ampliada pelo coronavírus ganharam dimensões preocupantes em Santa Catarina. A Fecomércio SC vem monitorando o comportamento do mercado e os reflexos na vida dos catarinenses desde o início da pandemia para gerar dados e informações consistentes para a tomada de decisão.

13 janeiro, 2020

Missão NY: mergulho na cultura do varejo

Esta semana, uma comitiva de empresários e gestores catarinenses desembarcou em NY para participar da maior feira de varejo do mundo, a Retail’s Big Show, promovida há mais de um século pela National Retail Federation (NRF). A Missão Técnica New York 2020, realizada pela Fecomércio SC e o Senac SC até o dia 19 de janeiro, promove uma verdadeira imersão nas tendências mundiais e inovações do comércio.

23 abril, 2019

Crescer Mais Sustentável

Quando se fala em sustentabilidade o que vem logo à cabeça é meio ambiente e soluções ecológicas, mas o significado vai muito além: trata-se do bem-estar das pessoas, de crescimento econômico, de otimização de recursos financeiros e naturais e de redução gastos. Esse conceito abrangente é um dos faróis que direciona a atuação da Fecomércio SC e o mote da campanha institucional Crescer Mais Sustentável.

15 fevereiro, 2019

O desafio do futuro e a cabeça do passado

Santa Catarina vem sendo brindada desde os últimos dias de 2018 por uma verdadeira guerra de desinformações sobre benefício, renúncia e desoneração fiscal. Na véspera da troca de governo, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, publicou decretos que oneram toda a cadeia produtiva e o consumidor final. O secretário, que em 2018 patrocinou uma batalha entre Estado e contribuintes com a MP 220/2018, recentemente afirmou na TV que "toda empresa que recebe benefício é a mesma que sonega... elas têm planejamento tributário, contratam grandes escritórios de advocacia e consultoria para fazer sonegação mesmo. Só o estado perde nisso".

15 janeiro, 2019

Não à guerra fiscal

No final do ano passado, o governo de Santa Catarina extinguiu benefícios fiscais dos produtos da cesta básica por meio do decreto 1867. O resultado desta majoração da carga tributária, que passará a valer a partir de 1º de abril, será o aumento no preço dos produtos aos consumidores e a perda de competitividade da economia catarinense.

14 janeiro, 2019

Participação efetiva dos empresários

Setor produtivo forte se faz com entidades patronais representativas, sindicatos articulados e empresários unidos. A Fecomércio SC, de representação empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, opera na retaguarda das empresas catarinenses para defender os interesses do setor terciário em todas as esferas e instâncias, com a utilização de recursos oriundos das empresas representadas.

02 janeiro, 2019

Rumos de SC e do Brasil em 2019

Os desafios são imensos, assim como as potencialidades que o estado de Santa Catarina oferece. A busca pela máxima eficiência administrativa tem que ser a tônica dos próximos quatro anos...

19 dezembro, 2018

Fazer mais com menos

É fato que Santa Catarina tem plenas condições de retomar o ciclo do crescimento em 2019, depois de enfrentar firme anos de turbulências políticas e econômicas, sempre com a engrenagem funcionando, gerando emprego e renda como poucos Estados conseguiram fazer. Mas isso não significa que o próximo ano será mais fácil.

10 novembro, 2018

Qual a prioridade do Estado Brasileiro?

As eleições 2018 consagraram uma grande renovação como jamais vista. Esse movimento se deu nos mandatos executivos e legislativos, em todo país. Os brasileiros impuseram uma grande derrota às práticas da política que não cabem numa sociedade democrática. Um recado como este não tem mês ou ano para começar: é desde já! Dessa forma, alguns temas devem preocupar aos brasileiros nesse momento.