Alta nos juros para consignado de aposentados dificulta recuperação da economia, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 05 novembro, 2015

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, na última quinta-feira (29), o aumento das taxas de juros do crédito consignado (com desconto na folha de pagamento) de aposentados e pensionistas do INSS.

A alta no teto em um momento de retração do consumo e dos investimentos é considerada prejudicial, conforme avalia a Fecomércio SC. As parcelas do consignado pesam no orçamento dos aposentados e hoje se configuram como uma das principais causas da inadimplência entre idosos. Em setembro, o índice cresceu 9,27%, enquanto o endividamento do restante da população avançou 5,45%.

“O comércio do Brasil e de Santa Catarina vem passando por um dos períodos mais complicados, em termos de volume de vendas, desde 2003. Desse modo, encarecer o acesso ao crédito só dificultará a retomada do consumo. O Estado sentirá de maneira mais incisa esse aumento, visto que aqui o crédito é fator determinante para o consumo, mais que em outros estados”, podera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sobe de 3,06% para 3,36% ao mês, acrescentou o Ministério da Previdência Social.