Antecipação da parcela do 13º salário ajuda a reduzir a inadimplência e estimula o consumo, avalia Fecomércio

Atualizado em 09 julho, 2015

O governo estadual anunciou o adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores de Santa Catarina para o dia 17 de julho. O pagamento será destinado a aproximadamente 150 mil servidores ativos e inativos do Poder Executivo, incluindo as fundações e autarquias estaduais, e pensionistas pagos pelo IPREV. Não entram na conta as folhas de pagamento das empresas estatais como Badesc, Casan e Celesc.

O total estimado neste ano é de R$ 364,9 milhões, valor R$ 70,6 milhões superior ao liberado no ano passado. A expectativa para a economia catarinense é positiva, principalmente para o comércio, que aposta neste estímulo ao consumo já que o mês de julho é considerado de baixo movimento pelos empresários, ainda mais no contexto atual, no qual o volume de vendas está apresentando os piores resultados desde 2003.

A Fecomércio SC, em seus levantamentos, revela que, em média, 40% deste valor são destinados ao pagamento de dívidas antigas, outros 15% tendem a ir para a poupança e os 45% restantes, normalmente, são usados no consumo de bens e serviços.

Assim, a Fecomércio SC avalia que além de movimentar a economia local, o adiantamento também deve auxiliar na redução da inadimplência das famílias, que, apesar de em Santa Catarina apresentar patamares bastante moderados, verificou um crescimento no primeiro quadrimestre do ano – em maio chegou-se a 2,67% do montante emprestado segundo dados do Banco Central, que levam em conta apenas a inadimplência superior a 90 dias.

Na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores, divulgada em parceria entre Confederação Nacional do Comércio e a Fecomércio, cujos resultados já consideram inadimplência 1 dia útil, o percentual de famílias que deixaram de pagar suas contas em dias foi de 19,3% em junho.