Assembleia Legislativa e Fecomércio SC lançam campanha “Gente que faz a diferença”

Atualizado em 28 abril, 2015

Em um almoço para autoridades, empresários e imprensa no Sesc Cacupé, em Florianópolis, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Fecomércio SC promoveram o lançamento da campanha institucional “Santa Catarina – Gente que faz a diferença”, que tem por objetivo ressaltar as potencialidades do Estado e destacar o espírito empreendedor e solidário da população catarinense. O evento contou com a presença do governador Raimundo Colombo e dos secretários estaduais da Fazenda, Antonio Gavazzoni, de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, da Agricultura, Moacir Sopelsa, da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Comunicação, Walter Bier.

Anfitrião do encontro que reuniu mais de 150 pessoas, o presidente do Sistema Fecomércio em Santa Catarina, Bruno Breithaupt disse que a campanha procura mostrar que, apesar da difícil situação econômica e politica por que passa o país, Santa Catarina se diferencia no cenário nacional pela dinâmica de sua população, pelos bons índices educacionais e de desenvolvimento humano, por sua criatividade na busca de soluções, por seu espírito empreendedor e por sua capacidade de enfrentar as adversidades.

“É nossa função como empresários e cidadãos contribuir para o progresso da economia catarinense pontuando os temas e as iniciativas que, acreditamos, auxiliem no pleno desenvolvimento do setor terciário e eliminem ou, pelo menos, minimizem, os entraves que prejudicam o crescimento da atividade produtiva em nosso Estado”, afirmou Breithaupt, que pediu uma revisão do sistema tributário estadual que permita ao empresariado investir novamente, a diminuição da burocracia, incentivo ao turismo, à formalização e o combate à pirataria.

“Não é o momento de os empresários serem só empresários. É hora de sermos líderes e estimularmos aqueles que nos rodeiam, convocar nossas equipes e darmos a elas um norte, um rumo. Se não mudarmos para melhor, não teremos resultados melhores. Isso é um desafio. Vamos mudar para melhor porque o tempo urge”, disse o presidente do Sistema Fecomércio SC.

Resposta às crises

O presidente da Assembleia Legislativa afirmou que a campanha, com um vídeo institucional e outros 10 depoimentos com exemplos de empreendedorismo e de superação de catarinenses de sucesso, que serão veiculados na mídia e nas redes sociais, destaca o quanto o Estado é diferente nas respostas que dá às crises e às adversidades. “Estivemos recentemente em Xanxerê, que teve metade da cidade devastada pelo tornado, e as pessoas não se mostravam abatidas, mas sim, felizes, por estarem vivas, e falando em reconstrução. Não se trata de esconder deficiências, nem de pregar o ufanismo e o consumo desenfreado, mas de altivez e otimismo. Não podemos nos deixar contaminar com o ambiente de crise, de corrupção e de caça às bruxas que está instalado no Brasil”, explicou.

Gelson Merisio lembrou que a agroindústria do Oeste está em expansão, que o setor madeireiro do Planalto Serrano se recuperou e voltou a crescer e que o Litoral teve este ano a melhor temporada de verão de sua história. “O Estado está gerando empregos e vamos fechar 2015 com crescimento econômico”, disse Merisio, que anunciou a negociação com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça para agilizar a liberação de licenças para 450 pequenas hidrelétricas (PCHs), que ajudarão no desenvolvimento do interior do Estado. “Serão mais de R$ 10 bilhões injetados na nossa economia”, afirmou.

Oportunidades

O governador Raimundo Colombo elogiou a iniciativa da Alesc e da Fecomércio SC. “É uma campanha positiva, que une as pessoas, as lideranças políticas e empresariais, e sai da mesmice. Não é uma campanha para dizer que nós somos melhores que os outros brasileiros, nem que não temos problemas e desafios, mas para mostrar, com humildade, que nosso povo é forte, é bom e sabe enfrentar as dificuldades”, disse Colombo.

Para o governador, apesar da difícil situação que vive o país, o Estado segue gerando empregos. “Crise também é oportunidade, esta campanha é para chamar todos a uma postura firme de enfrentamento das dificuldades”, conclamou Colombo, justificando o otimismo com o fato de que, somente com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão investidos R$ 3 bilhões em 2015. “Essa campanha que a Assembleia faz junto com a Fecomércio é de retomada do otimismo, um movimento correto, em sintonia com o que as pessoas, que querem mudança, uma vida melhor, pensam. É hora de mobilizarmos a sociedade para aquilo que queremos construir”.

Presenças

Prestigiaram o lançamento da campanha, além de diretores da Fecomércio SC, presidentes de sindicatos afiliados à entidade e conselheiros do Sesc e Senac, representantes da Fiesc, Fampesc, Facisc, Sinduscon, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), CDL da Capital, Sebrae e da Associação Catarinense de Imprensa.

Também estavam presentes os deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Darci de Matos (PSD), Kennedy Nunes (PSD), Luiz Fernando Vampiro (PMDB), Ana Paula Lima (PT), Romildo Titon (PMDB), Jean Kuhlmann (PSD), Antonio Aguiar (PMDB), Cleiton Salvaro (PSB), Gean Loureiro (PMDB), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Rodrigo Minotto (PDT), Maurício Eskudlark (PSD), Ismael dos Santos (PSD), Narcizo Parisotto (DEM), Silvio Dreveck (PP), Aldo Schneider (PMDB), Dalmo Claro de Oliveira (PMDB), Fernando Coruja (PMDB), Leonel Pavan (PSDB), Mauro de Nadal (PMDB), Valmir Comin (PP), Mario Marcondes (PR), Patricio Destro (PSB), João Amin (PP), Valdir Cobalchini (PMDB), Cesar Valduga (PCdoB), Ricardo Guidi (PPS), Serafim Venzon (PSDB) e Manoel Mota (PMDB)