Atendimento pode garantir venda no Dia dos Pais em Florianópolis, aponta pesquisa

Atualizado em 28 dezembro, 2017

O consumidor de Florianópolis deve ser mais o exigente em relação ao atendimento no dia dos pais em Santa Catarina. Em um período de mercado seletivo e economia desaquecida este quesito (41%) pode ser determinante na decisão da compra, à frente do preço (28%) e da promoção (13%), conforme indica a pesquisa de intenção de compras e perfil do consumidor na data, realizada pela Fecomércio SC e a FCDL/SC.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

A intenção de gastos na Capital é de R$ 142,08, abaixo da média estadual R$ 150,69. De acordo com os consumidores, a situação financeira está pior (41%), melhor (30,3%) ou igual (28,3%) ao ano passado. Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, consumidor será mais cauteloso.

  “O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

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Comportamento do consumidor

Boa parte das compras deve ser feita à vista: 60,3% afirmaram que pretendem pagar em dinheiro, frente ao percentual estadual de 67,85%. Os parcelamentos no cartão de crédito (15%) e no débito (12,7%) aparecem em segundo e terceiro lugar.

Bater perna para garantir o melhor custo/benefício será estratégia de 70,7% dos consumidores na Capital. O comércio de rua (62,5%) deverá ser o principal destino das compras, seguido pelo shopping (23,8%), com foco nos setores de vestuário (50,8%), perfumes/cosméticos (11,1%) e calçados (9,8%).

A data deve ser comemorada de forma mais econômica: 53,1% devem almoçar/jantar na casa de familiares e 22,5% não terão programação especial.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

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