Blumenau registra alta nas vendas no dia dos namorados
O dia dos namorados garantiu o aumento de 3,5% no faturamento neste ano e 7,5% em relação aos meses comuns do ano em Blumenau. O tíquete médio na data foi de R$ 153,17, acima do valor registrado em 2015 (R$ 126,47) e abaixo da média estadual (R$ 167,76), conforme aponta a pesquisa da Fecomércio SC em parceria com a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).
Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas
De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o recuo está alinhado com o momento da economia catarinense e nacional. “As famílias não estão comprando com o mesmo vigor, mas a expectativa é de recuperação da intenção de consumo e confiança no segundo semestre”, pontua. Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, o frio mais intenso às vésperas da data beneficiou o comércio. “As baixas temperaturas ajudaram a amenizar uma possível redução ainda mais significativa nas vendas”, analisa.
Por conta da crise os empresários também estão bastante cautelosos na hora de contratar temporários: 10,8% das empresas reforçaram o quadro de funcionários para o período. Sob a perspectiva de quem está do lado de dentro do balcão, a pesquisa de preço teve frequência baixa (41%), razoável (31%) e alta (28%). O parcelamento no cartão de crédito foi a opção escolhida por 49,2% dos consumidores, seguido pelo pagamento à vista: crédito (29,2%), débito e dinheiro empatados em 7,7%.
Os resultados de vendas foram levantados com empresários de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages nos setores de vestuário/ calçados, floriculturas, joalherias, perfumes/ cosméticos, hotel/motel, loja de departamento, restaurante e especializada em chocolates.
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Avaliação do consumidor
Outro indicador levantado pelas entidades é a avaliação do consumidor, que pondera desde o atendimento até a efetivação da compra.
De acordo com a pesquisa 63,8% dos consumidores contatados garantiu o presente, mas o percentual de desistência aumentou 19,4% – passando de 16,8% em 2015 para 36,2% neste ano –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que desestimularam o consumo.
Os segmentos do vestuário (33,8%) e de perfumes/cosméticos (21,1%) lideraram a preferência, embora o maior gasto médio foi com joias (R$ 497,94). Os consumidores atribuíram boas notas para o atendimento na data: 8,93 para o comércio e 8,83 para serviços.