Blumenau tem maior índice de compras parceladas no Dia dos Pais em SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Pesquisa pelo menor preço foi equilibrada na cidade

Os consumidores em Blumenau foram os que mais parcelaram as compras para presentear os pais em Santa Catarina. Para garantir o presente na data, mais da metade dos consumidores (60,61%) compraram a prazo: 46,97% no cartão de crédito e 13,64 % no crediário, conforme aponta a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de Santa Catarina. O tíquete médio nas lojas foi de R$ 157,79, o segundo menor no estado pelo segundo ano consecutivo. Por conta do baixo volume de vendas nos dois anos, a data teve a menor variação do faturamento (- 5%) em relação a 2015 e queda de 1,5% na comparação com os demais meses do ano. Cerca de 4,5% dos empresários contrataram temporários para atender a demanda no período.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

O resultado no volume de vendas já era esperado pelo setor, de acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “A queda do poder de compra dos catarinenses, dado o aumento do desemprego e a inflação elevada, atinge em cheio o comércio. Mas o alento é que os indicadores já apontam para um melhor desempenho e a recuperação da confiança dos consumidores e dos empresários para o fim deste ano”, pondera. “O comportamento retraído do consumidor reflete o momento da economia, mas gradativamente já percebemos uma reação, pois em muitas cidades do estado as vendas foram superiores às datas especiais anteriores”, argumenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

A pesquisa de preço – uma das estratégias para economizar nas compras – foi muito equilibrada em Blumenau: 33% dos lojistas consideraram a frequência alta, 33% baixa e 32% razoável.

Os dados foram levantados com empresários nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Avaliação do consumidor

Outro indicador apurado pela Fecomércio SC e a FCDL/SC é a Avaliação do Consumidor, que pondera a experiência de compra desde o atendimento até as características do produto escolhido. De acordo com a pesquisa, 71,3% dos consumidores entrevistados na Intenção de Compras comprou o presente, mas o percentual de desistência aumentou– passando de 17,4% em 2015 para 28,7% em 2016 –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que corroeram o poder de compra das famílias.

Os segmentos do vestuário (51,4%), seguido por calçados (15,5%) e perfumes/cosméticos (12,5%) lideraram a preferência, no entanto, o maior gasto médio foi com eletroeletrônicos (R$ 469,77). Os principais destinos das compras em Santa Catarina foram as lojas do comércio de rua (69,9%) e os shoppings (22%). Levando em conta a agilidade no atendimento, cordialidade do atendente e clareza de informações fornecidas, os consumidores atribuíram a nota 8,7 para o atendimento nas lojas.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

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