Breithaupt destaca o diálogo com os parlamentos no lançamento da agenda política da Fecomércio na Alesc

Atualizado em 14 abril, 2015

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, fez um pronunciamento na tarde desta terça-feira, na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por ocasião do lançamento da terceira edição da Agenda Política e Legislativa. Segundo Breithaupt, com a agenda, o comércio catarinense pretende estabelecer um diálogo cada vez mais propositivo, franco e transparente com o parlamento.

"É nossa função como empresários e cidadãos contribuir para o progresso da economia catarinense pontuando os temas e as iniciativas que, acreditamos, auxiliem no pleno desenvolvimento do setor terciário e eliminem ou, pelo menos, minimizem os entraves que prejudicam o crescimento da atividade produtiva em nosso Estado", afirmou.

O documento faz um balanço da atuação da Assessoria de Relações Institucionais da Fecomércio junto ao Legislativo estadual e ao Congresso Nacional, monitando e contribuindo com diversas matérias que tramitam nos parlamentos. Na Assembleia, a Fecomércio SC monitorou 236 proposições, das quais 114 se mostraram potencialmente impactantes para o setor. Deste total, a Fecomércio tinha posicionamento divergente em 90 proposições e convergente nas demais 24 propostas.

"Ao final, dos 114 projetos, 89 apresentaram um resultado favorável aos interesses do setor, e 25 terminaram de maneira insatisfatória. Dessa forma, em termos percentuais, tenho a honra de dizer nesta tribuna que nossa parceria junto a esta casa na 17ª legislatura foi exitosa em praticamente 80%", disse Breithaupt.

Ao final de seu pronunciamento, o presidente da Fecomércio SC foi saudado pelo presidente da Assembleia, deputado Gelson Merisio (PSD), e pelos deputados Maurício Eskudlark (PSD), Kennedy Nunes (PSD), Antonio Aguiar (PMDB) e Vicente Caropreso (PSDB), que parabenizaram a entidade pelo trabalho realizado, em especial pelo acompanhamento dos projetos de lei de interesse do setor. “A Fecomércio sempre promove o diálogo com os deputados, nos orientando e debatendo conosco os projetos importantes para Santa Catarina”, resumiu Maurício Eskudlark.

Abaixo, na íntegra, o discurso de Bruno Breithaupt na Assembleia Legislativa:

Excelentíssimo Senhor Deputado Gelson Merísio, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Excelentíssimos Senhores Deputados, Senhoras Deputadas,
Muito boa tarde!

Nossa Agenda Política e Legislativa chega a sua 3ª edição num momento fundamental da economia e da política catarinense: um novo ciclo legislativo, com desafios estruturais. Embora a dinâmica de nossa democracia tenha ciclos a cada 4 anos, entendo que esta legislatura que assumiu há poucos meses tem uma responsabilidade ainda maior pelo desafio que nossa economia vem apresentando, tanto a brasileira quanto em Santa Catarina.

Os dados do comércio para esse início de ano já são preocupantes. Nossas pesquisas indicam um cenário de dificuldade para os próximos meses. Com um mercado interno engessado devido às restrições ao crédito (associado às altas taxas de juros, tanto ao consumidor, quanto para o empresário), às pressões inflacionárias e ao crescimento reduzido da renda e do emprego faz com que as vendas desacelerem, gerando menos receita em uma estrutura de custos já elevados como as que temos. Com isso, o resultado fica comprometido, gerando grande pessimismo e timidez em investimentos.

As dificuldades no campo da economia acabam determinando as prioridades na política. Nossa democracia caminha com a força de nossas instituições, e estas têm se mostrado historicamente mais fortes ou fracas de acordo com o ritmo da economia brasileira. Isso nos mostra que a economia e a política caminham lado a lado, jamais separadas. Por essa razão, os momentos em que mais a economia apresenta dificuldade, mais precisamos nos fortalecer institucionalmente para fazer avançar o comércio de bens, serviços e o turismo que, segundo os próprios dados oficiais, representam a alavanca da economia em termos de arrecadação e emprego.

Senhoras e senhores deputados, a felicidade de termos desafios é a capacidade ainda maior que temos de superá-los. O sinal de alerta que nos acende neste momento deixa claro que muito temos a trabalhar e contribuir com este parlamento, como já fizemos ao longo dos últimos anos.

Pretendemos com essa terceira edição da Agenda Política do comércio catarinense estabelecer um diálogo cada vez mais propositivo, franco e transparente com o parlamento. É nossa função como empresários e cidadãos contribuir para o progresso da economia catarinense pontuando os temas e as iniciativas que, acreditamos, auxiliem no pleno desenvolvimento do setor terciário e eliminem ou, pelo menos, minimizem os entraves que prejudicam o crescimento da atividade produtiva em nosso Estado.

Neste documento que ora apresentamos, fizemos um balanço da nossa parceria com o poder legislativo estadual. Ao longo dos últimos anos monitoramos, atuamos e contribuímos com diversas matérias que tramitaram nesta Casa.

No total, 236 proposições fizeram parte do universo de monitoramento da Fecomércio na Assembleia. Deste universo de proposições, 114 mostraram-se potencialmente impactantes para o setor, fazendo com que a Fecomércio atuasse junto a vossas excelências, sensibilizando-os para o posicionamento do setor nos projetos com impacto negativo e contribuindo na tramitação daqueles considerados positivos.

Dos temas que a Fecomércio efetivamente atuou, em 90 deles o posicionamento foi divergente ao projeto e 24 foram convergentes. Das 114 proposições, 89 apresentaram um resultado favorável aos interesses do setor, e 25 terminaram de maneira insatisfatória. Dessa forma, em termos percentuais, tenho a honra de dizer nesta tribuna que nossa parceria junto a esta casa na 17ª legislatura foi exitosa em praticamente 80%.

Tenho a satisfação de fazer junto a vossas excelências este balanço positivo de nosso trabalho que posso chamar aqui, Senhor Presidente Gelson Merísio, de trabalho em conjunto. Esta é uma parte de nosso trabalho político. Somos uma entidade sindical, de substrato social. Compomos um sistema Confederativo que se espraia por todo o país, fazendo a defesa de interesse do setor e prestando serviço de excelência aos nossos comerciários e a população em geral, por intermédio de nossas estruturas de SESC e SENAC.

Em Santa Catarina, de norte a sul, em todas as mesorregiões expandimos nossas estruturas de SESC e SENAC  para que possamos prestar nosso serviço, que é social, junto aos trabalhadores do comércio, ampliando as ações em todas as regiões e atendendo cada vez mais ao comerciário do Estado e a população em geral.

Deixo aqui um convite especial a todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer nossa estrutura em suas bases de representação.

No campo da educação também avançamos cada vez mais, investindo em tecnologias e ampliando a qualificação profissional dos catarinenses, de forma que o setor esteja cada vez mais preparado para a necessidade da elevação da nossa produtividade.

Para encerrar, senhor Presidente, na condição de Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Santa Catarina quero aqui, na Casa dos catarinenses, reafirmar o compromisso de trabalharmos em prol dos empresários do setor e de toda a população catarinense.

Temos nessa Agenda Política e Legislativa de 2015 uma verdadeira agenda positiva da Fecomércio para com este parlamento. Destaco aqui os elementos que incentivam o comércio e o setor produtivo em geral, incrementando o fluxo de caixa das empresas e criando mecanismos de incentivo ao comércio de bens e serviços. Me coloco à disposição, e toda a nossa estrutura, para trabalharmos na execução dessa agenda positiva, fazendo com que superemos as dificuldades por que passamos e que no próximo ano, na 4ª edição de nossa Agenda, nos permitamos comemorar resultados ainda melhores com este parlamento, com a confiança do empresário na economia já recuperada e o volume de vendas indicando que somos um Estado diferenciado também na velocidade em superar nossas adversidades.
 
Muito obrigado! 

Leia também

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville