Breithaupt diz que empreendedorismo e criatividade dos catarinenses ajudam o Estado a superar a crise

Atualizado em 13 agosto, 2015

O empreendedorismo de sua população e a capacidade de, rapidamente, superar os desafios, são marcas que diferenciam Santa Catarina dos demais estados da federação, segundo afirmou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, durante encontro com lideranças sindicais patronais, empresários e autoridades municipais realizado em Joaçaba, na quarta-feira, dia 12, em almoço na Cantina Baviera oferecido pelo Sindilojas Meio Oeste Catarinense.

"Nós, catarinenses, temos de nos orgulhar dessa condição privilegiada do nosso Estado. Mesmo em meio a toda a crise por que o Brasil vem passando, Santa Catarina está conseguindo manter as contas em dia. O empreendedorismo e a criatividade dos catarinenses, e também dos que vieram de outros estados para aqui contribuir com seu trabalho para a geração de riqueza e ajudar a desenvolver o nosso Estado, são diferenciais que nos permitem vislumbrar uma saída mais rápida dessa situação difícil", disse Breithaupt, ao apresentar os números do comércio nos principais municípios da região. Segundo ele, em Joaçaba, o setor de comércio e serviços representa 82,1% do número de empresas do município, 76,6% do total de empregos e 57,8% do PIB da cidade. Em Videira, o setor congrega 73,3% do número de empresas, gera 61,5% do total de empregos e concentra 55,1% do PIB. Já em Fraiburgo, comércio e serviços são 74,8% do número de empresas e responsáveis por 46,9% do total de empregos e 56,7% do PIB.

O presidente da Fecomércio reforçou a necessidade de um grande diálogo nacional para que seja encontrada uma solução para a crise que, de acordo com ele, é muito mais política do que econômica. "A inflação já está beirando os dois dígitos, o nível de emprego vem caindo e as vendas do comércio também diminuem. Aqui no Meio Oeste e no Oeste catarinense, a situação é um pouco melhor que no Norte e no Sul do Estado, porque a agroindústria vem se mantendo forte e o dólar elevado ajuda os exportadores. Mas já estamos no limite. O Brasil precisa, urgentemente, encontrar uma solução para essa crise política para que a economia volte a crescer, para que os empresários tenham novamente segurança nos seus investimentos e o setor produtivo possa retomar o crescimento", disse.

O prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, também afirmou que Santa Catarina vem absorvendo a crise atual de forma menos traumático que outros estados. "Joaçaba também sente os reflexos da crise, mas numa proporção menor, porque a diversidade de ações do nosso comércio faz com que a gente permaneça forte. Semana passada, participei da abertura da Expofesta e, mesmo sendo prefeito de Joaçaba, eu não sabia de tudo o quanto havia na cidade. Isso mostra a capacidade e o empreendedorismo da nossa gente", disse Laske.

Anfitriã do encontro em Joaçaba, a pesidente do Sindilojas do Meio Oeste Catarinense, Solange Mandryk, destacou a iniciativa da federação em proporcionar uma maior integração do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac com os sindicatos afiliados da região, lideranças empresariais e autoridades municipais. "Como bem disse o presidenteBruno Breithaupt, a interiorização é uma necessidade. Aproveito para comemorar a passagem dos 67 anos da federação, marcados por uma história de grandes conquistas, representatividade forte e atuante. Parabéns a toda a diretoria e colaboradores por conduzirem a Fecomércio sempre comprometidos com os interesses da classe empresarial, bem como pelas ações sérias e competentes em prol do desenvolvimento do movimento sindical em Santa Catarina", disse Solange.

Também participaram do almoço em Joaçaba o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, o diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, o diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, o diretor regional do Senac, Rudney Raulino, o presidente do Sindrecom de Joaçaba, Ruy Nuernberg, o presidente do Siprofarma de Herval D’Oeste, Sérgio Giacometti, o presidente do Sincof de Fraiburgo, Claudio Padilha, o secretário de Desenvolvimento de Joaçaba e conselheiro do Sesc-SC, Jorge Ronaldo Pohl, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Joaçaba, Luiz Vastres, e de Luzerna, Ana Cleusa Dalalana, além de dirigentes e representantes de entidades empresariais, secretários e autoridades municipais.