Breithaupt retoma a agenda de reuniões pelo Extremo Oeste de Santa Catarina

Atualizado em 11 agosto, 2015

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, retomou nesta segunda-feira, dia 10, a agenda de reuniões com lideranças sindicais patronais, empresários e autoridades dos municípios que fazem parte da base de representação da entidade com um almoço no restaurante Di Fiore em São Miguel do Oeste, oferecido pelo presidente do Sindicomércio – Sindicato do Comércio Varejista do Extremo Oeste de Santa Catarina, Sérgio Agostini, e pelo vice-presidente da Fecomércio da Região Oeste, Francisco Crestani.

Durante o encontro, Breithaupt anunciou as tratativas com a prefeitura para doação de um terreno, na área central de São Miguel do Oeste, para a construção da nova unidade do Sesc, e a abertura de licitação, até o final do ano, para as obras de ampliação da unidade do Senac. Segundo Breithaupt, que realizou uma visita à escola do educação infantil que o Sesc mantém no município, a nova unidade deverá receber investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões.

Breithaupt disse que, apesar do momento difícil por que passa a economia do país, o Extremo Oeste de Santa Catarina não sofre tanto com os efeitos da crise por causa do agronegócio. Segundo ele, a alta do dólar também ajuda as exportações, e a receita desses negócios acaba se refletindo no comércio da região. O setor do comércio e de serviços representa 77,9% do número de empresas de São Miguel do Oeste, responsáveis por 60,3% do total de empregos gerados e por 69,3% do PIB do município.

O evento contou com a presença do prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, do secretário de desenvolvimento regional, Wilson Trevisan, do presidente da Uvesc (União dos Vereadores de Santa Catarina, Valnir Charnoski, e da presidente da Câmara de Vereadores, Cristiane Massaro, além de secretários municipais. Também estiveram presentes o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, o diretor executivo adjunto da entidade, José Agenor de Aragão Júnior, e os diretores regionais do Sesc, Roberto Martins, e do Senac, Rudney Raulino.

Após o almoço, a comitiva da Fecomércio acompanhou o presidente da comissão binacional Brasil-Argentina, Darci Zanotelli, em uma visita à ponte sobre o rio Peperi-Guaçu, na fronteira entre os dois países, ligando Paraíso a San Pedro. Nas recentes chuvas que castigaram o Oeste do Estado, as águas do Peperi-Guaçu subiram rapidamente sobre a ponte e danificaram as laterais. A solução, segundo Zanotelli, é a construção de uma nova ponte num local mais elevado. Zanoteli também pediu apoio da Fecomércio SC ao pedido dos empresários da região para a instalação de um posto da aduana brasileira na divisa, para regularizar, em definitivo, a passagem de veículos e transportes de carga de um país a outro, melhorando a circulação de mercadorias e o comércio internacional. O único posto de controle no local é da Cidasc. No lado argentino, a aduana local foi construída com a ajuda de empresários brasileiros.