Brinquedos e vestuário têm a preferência no dia das crianças em Itajaí

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Gasto médio do itajaiense ficará acima da média estadual

Os brinquedos e itens do vestuário têm, somados, 88,9% da preferência do consumidor de Itajaí para o dia das crianças deste ano, maior percentual no estado. Os dois itens chegam a 83,4% na média estadual. O gasto médio dos moradores desta cidade será de R$ 180,29, pouco acima do índice de Santa Catarina – de R$ 177,70. Os dados são da pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

“O resultado pode refletir as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, de acordo com Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

Conforme o levantamento, a presença da criança na compra ocorrerá em 72,1% dos casos – semelhante à média em Santa Catarina, de 74,4% – e a decisão sobre o presente será dos pequenos em 69% das compras – mais do que a expectativa estadual, de 64%.

A preferência pelo pagamento à vista (85,2%) é a segunda maior das cidades pesquisadas – atrás apenas de Blumenau (86,8%) e superior ao percentual catarinense de 77,5%. A pesquisa de preço será a estratégia adotada por 74,3% dos consultados, resultado semelhante em todas as cidades pesquisadas.

Perfil do consumidor

O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Apesar da preferência do consumidor, com (51,9%), os brinquedos dividirão a atenção com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto que apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços, por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

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