Câmara de Turismo da Fecomércio busca por mudanças no setor

Atualizado em 05 julho, 2016

União de forças para motivar fomento da atividade é unanimidade entre empresários

No último dia 30, durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, representantes de Entidades do setor discutiram ações em prol do desenvolvimento da atividade no Estado. A Câmara funciona como um fórum de discussões dentro da Fecomércio SC, Federação que representa o setor de turismo no Estado de Santa Catarina.

De olho no futuro, os empresários demonstraram a necessidade de inovar no setor que representa 12% do PIB no Estado, gerando empregos e movimentando a economia em todas as épocas do ano e regiões catarinenses.

Galeria de fotos

Outra questão debatida no encontro foi a necessidade de união de forças do trade turístico, para fomento de projetos que possam sair do papel e contribuir para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina.

“Para que possamos fazer um trabalho eficiente e de resultado, é indispensável a união da classe em torno do objetivo de que Santa Catarina reconheça no turismo uma atividade produtiva transversal. Esse é o objetivo da Câmara Empresarial de Turismo junto às entidades que a compõem", avalia o presidente do órgão, João Eduardo Amaral Moritz.

Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã, reforçou a interação da entidade com os objetivos da Câmara de Turismo e a urgência de um trabalho em conjunto das entidades.

“A tarefa do Floripamanhã é trabalhar com todas as entidades e setores, com compromisso de fazer de Florianópolis no futuro uma cidade verde e do conhecimento, com foco no turismo qualificado e equilíbrio entre a tradição e a modernidade”, enfatizou.

Anita destacou Florianópolis como o berço de uma riquíssima gastronomia açoriana, que vem buscando seu espaço no cenário mundial com o projeto Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia – que integra desde 2014, onde a Fecomércio SC possui assento para a definição das diretrizes do projeto.

Durante o encontro, os empresários formaram grupos de trabalhos e desenvolveram uma dinâmica exercitando a criatividade na busca de soluções, identificando deficiências setoriais e oportunidades conjunturais, vislumbrando possibilidades de inovação e mudanças no cenário de crise econômica e institucional graves por qual passa o país.

Ação Legislativa

O diálogo com o Poder Público também foi pauta do encontro. Foram apresentados aos participantes, os projetos de lei, nos âmbitos Federal e Estadual, que impactam nos serviços de hotelaria, bares, restaurantes, e toda a cadeia de turismo.

O Gerente Institucional e Governamental da Fecomércio SC, Elder Arceno, destacou que no âmbito nacional a Confederação Nacional do Comércio (CNC), por intermédio do seu Conselho Empresarial de Turismo, atua em todas as matérias de interesse do setor.

“O Conselho de Turismo da CNC mantém um assessor com total atenção aos assuntos relacionados à área, devido a importância dos projetos federais na atividade desenvolvida. Aqui no Estado, a Fecomércio SC vem trabalhando junto aos nossos parlamentares monitorando e atuando sempre que a matéria apresentar impacto negativo ou positiva ao setor. No caso da regulamentação das Feiras do Brás, temos atuado junto ao legislativo e o Poder Executivo, uma vez que a restrição do comércio acabou impactando na atividade turística, tendo o trade procurado a Federação para trabalhar na resolução do problema, resguardando as conquistas do comércio varejista nesta pauta”, explicou Arceno.