Câmara de Turismo da Fecomércio realiza encontro durante Encatho & Exprotel

Atualizado em 10 agosto, 2023

Já realizada tradicionalmente nas últimas cinco edições do Encatho & Exprotel, a Câmara de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), reuniu, mais uma vez, empresários do setor para debater melhorias e o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina. O encontro ocorreu na terça-feira, 8, durante o primeiro dia da 34ª edição do Encatho & Exprotel, em Florianópolis, e contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo, Embratur, Assembleia Legislativa e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Encontro ocorreu na terça-feira, 8, durante o primeiro dia da 34ª edição do Encatho & Exprotel

“A presença de agentes de importantes esferas e instâncias do poder público, tanto executivo, quanto legislativo, além da entidade máxima e legal de representação empresarial do setor de turismo que é a CNC, potencializa todo trabalho que vem sendo feito pela Fecomércio e valida nosso papel enquanto vetor para o desenvolvimento de todo setor que envolve nossos representados”, comentou o presidente da Câmara de Turismo, Marco Aurélio Floriani.

Durante o encontro, os mais de 35 participantes puderam acompanhar os projetos e estratégias de cada um dos órgãos e entidades presentes. “A CNC trabalha para gerar melhores confições para o desenvolvimento do turismo sustentável, porque acreditamos que a atividade turística é econômica e é capaz de impulsionar o comércio e os serviços e promover o crescimento do Brasil através da geração de emprego e renda e divisas para o país. Por isso, reuniões como essa são fundamentais”, destacou a gerente do Conselho de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Aline Lopes.

O Coordenador Regional Sul da Embratur, Luciano Cezar Boico, mencionou sobre a reorganização da Embratur, com a criação de gerências regionais para descentralizar as atividades, coordenadas no norte, nordeste, sudeste e sul do Brasil, além das estratégias para os proximos meses. “Estamos focados em recuperar a procura, fortalecer relacionamentos comerciais, aprimorar a visibilidade da marca e estimular o turismo responsável e regenerativo. Também é importante priorizar mercados estratégicos e melhorar a conectividade aérea, visando atrair turistas e prolongar sua estadia no Brasil”, assegurou.

Ao mencionar as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a representante o Ministério do Turismo, Ana Carla Moura falou da organização no contexto do desenvolvimento do turismo e da regionalização. “Atualmente são 320 governanças regionais em todo o país, um aumento significativo em relação aos 60 existentes seis anos atrás. A presença de empresários à frente dessas governanças é fundamental para impulsionar a sinergia entre o setor público e privado no desenvolvimento turístico”, pontuou.

O Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC, Deputado Estadual Marquito, também marcou presença na reunião. O Encatho & Exprotel é realizado pela ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, e conta com apoio da CNC, Fecomércio –SC, Sesc e Senac.