Câmaras setoriais da Fecomércio discutem a logística reversa de lâmpadas

Atualizado em 26 maio, 2015

A Fecomércio SC promoveu na tarde desta terça-feira, dia 26, a primeira reunião das Câmaras Empresariais de Material de Construção e do Comércio Atacadista, com a participação dos seus respectivos presidentes, Jorge Rechia Guarezi e Telmo Poli, para discutir o Acordo Setorial de Lâmpadas fechado no âmbito do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O acordo é fundamental para os setores acima citados e, também, para o de supermercados. O encontro contou com a participação da consultora para assuntos ambientais da Confederação Nacional do Comércio, Cristiane Soares.

Segundo Cristiane, o acordo setorial tem validade em todo o país e define de quem é a responsabilidade, entre comércio, distribuidores, fabricantes e importadores, sobre o processo de destinação pós-uso das lâmpadas fluorescentes tubulares, lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor metálico, vapor de sódio, lâmpadas compactas e lâmpadas de luz mista. De acordo com ela, cabe aos comerciantes e distribuidores receber o descarte desse material proveniente dos domicílios.

"Funcionando como pontos de entrega, deverão receber e instalar os recipientes para a coleta, mantendo as estruturas física e de apoio necessárias para a entrega pelo gerador domiciliar. Portanto, não passam de inverdades essas histórias que se comentam de que os comerciantes agora terão que receber caminhões de lâmpadas usadas. Isso não é verdade e, se acontecer, eles têm todo o direito de recusar a entrega", afirmou Cristiane.

O acordo setorial define que, a partir de janeiro de 2016, Florianópolis e Joinville devem cumprir com a primeira etapa da logística reversa. Todas as empresas que vendem lâmpadas, ainda que não venham a ser pontos de entrega, deverão ajudar com a logística reversa divulgando os locais de descarte e orientando os consumidores sobre os procedimentos que deverão ser adotados.

Óleo vegetal

O projeto de autoria do deputado Ismael dos Santos (PSD), que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, impõe ao comerciante o armazenamento do óleo vegetal usado em restaurantes, bares, similares e até mesmo de uso doméstico. O tema também foi discutido na reunião das Câmaras e tem bastante impacto sobre os setores de supermercados e atacadistas. Os consultores da Fecomércio SC, Guilherme Dallacosta e Alini Masson, questionaram a viabilidade do projeto, pelo fato de não prever um sistema de logística reversa e jogar o ônus sobre o comerciante, que é apenas um elo da cadeia que utiliza o produto.

Ambientação

Na parte da manhã, os presidentes das Câmaras Empresariais participaram de uma reunião de ambientação da Fecomércio em Santa Catarina, na qual foi detalhada a atuação de cada entidade que compõe o sistema Fecomércio, Sesc e Senac. Participaram do encontro os presidentes das Câmaras Empresariais de Relações Trabalhistas e Assuntos Legais, Célio Spagnoli; de Turismo, João Eduardo Amaral Moritz; de Comércio Exterior, Charles Machado; de Material de Construção, Jorge Rechia Guarezi; de Comércio Atacadista, Telmo Poli; e de Mercado Imobiliário, Marcelo Brognoli.

Veja a cartilha sobre o Acordo Setorial de Lâmpadas.