Campanha estadual incentiva catarinenses a concluir ensino básico

Atualizado em 28 julho, 2017

Federações empresariais, SED e Undime-SC atuam em rede para potencializar oferta de EJA no Estado

Desenvolvimento para as empresas e para o Estado, qualidade de vida para a população, mais renda, produtividade e competitividade. Estes são os resultados projetados pela campanha estadual lançada na quinta-feira (27), em Blumenau, com objetivo de escolarizar os catarinenses que ainda não concluíram a educação básica. As entidades envolvidas no projeto também assinaram termo de cooperação oficializando a parceria.

A campanha integra o Movimento SC pela Educação, que reúne as federações da indústria (FIESC), do comércio (Fecomércio), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc), em conjunto com a Undime-SC e a Secretaria Estadual de Educação . Por meio da atuação em rede de todos os ofertantes de Ensino para Jovens e Adultos (EJA) em Santa Catarina, a iniciativa inédita disponibiliza uma plataforma de geolocalização no site www.scpelaeducacao.com.br, no qual os estudantes podem encontrar a escola mais próxima. São oferecidos cursos em 201 municípios, somando 421 estabelecimentos.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2015, Santa Catarina tem mais de 2,2 milhões de trabalhadores formais, 724,8 mil deles não concluíram a educação básica (33%).  O estado também registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que um ano a mais de escolaridade aumenta em 15% a renda de um brasileiro. Se ele tem o curso de graduação completo, esse impacto é de 47%. “Só por meio do ensino poderemos fazer com que todos os catarinenses tenham acesso a melhores condições socioeconômica”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.  “Mais educação é igual a mais renda e, portanto, mais qualidade de vida”, completa o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

No evento, Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA, reforçou que “o planeta não sobreviverá, a menos que se torne um planeta educador”. Ele tratou de temas como sustentabilidade, inovação e modelos de educação de jovens e adultos. “Nossa atual agenda de EJA é deficitária, pautada por um modelo de educação compensatória, com forte viés escolar, bastante inflexível em relação ao currículo e com conteúdos irrelevantes”, avaliou.

Durante a manhã, integrantes do Conselho de Governaça do Movimento SC pela Educação reuniram-se para analisar iniciativas em andamento. Entre os temas abordados está o projeto de formação de professores da rede pública e do Sistema S voltado à Educação Integral para o Século XXI, uma parceria da FIESC com o Instituto Ayrton Senna (IAS), a Fecomércio SC e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).