PESQUISA

Carnaval 2015 em SC movimenta setor terciário e tem avaliação positiva dos turistas

Atualizado em 29 janeiro, 2018

A pesquisa de turismo Carnaval 2015 em Santa Catarina, realizada pela Fecomércio SC, traz o perfil dos turistas, comportamento de gastos e impacto econômico do feriado nas cidades de Florianópolis, Joaçaba, Laguna e São Francisco do Sul. O maior gasto médio no setor de comércio e serviços foi registrado na Capital, de R$ 301,36, seguido pelos gastos de Joaçaba (R$ 127,14), São Francisco do Sul (R$ 76,93) e Laguna (R$ 61,05).

Leia a pesquisa completa

Outro índice avaliado pela pesquisa foi o de pretensão de retorno dos turistas, que ultrapassou 90% nas quatro cidades analisadas. Este dado tem relação direta com a avaliação dos turistas sobre os serviços. Em 2015, os itens hospedagem, sensação de segurança, atendimento no comércio e serviços foram avaliados como “bom” por mais de 40% dos turistas. Em São Francisco do Sul, o atendimento do comércio foi considerado bom para 79% dos turistas. Na Capital, índice de 67% e, em Joaçaba, 59%. Em Laguna, o maior percentual de avaliação dos turistas foi para a segurança: 67% bom.

O faturamento do comércio e serviços, por sua vez, teve resultados negativos em comparação ao carnaval de 2014. Para a Fecomércio SC, os motivos para a queda foram as fortes chuvas que afetaram algumas regiões do Estado durante o carnaval e o momento instável da economia, com pressões inflacionárias e redução da renda familiar. Em relação aos meses sem datas comemorativas, no entanto, o carnaval ainda se mantém como um período de intensa movimentação no setor terciário. Em Laguna, por exemplo, a variação do faturamento do setor hoteleiro ficou 39,6% maior e, em Florianópolis, alta de 23,6% e de 12,1% no faturamento do comércio e serviços.

Setor hoteleiro

Na análise dos gastos com hospedagem, alimentação, lazer, compras, transporte e pacote turístico, o maior gasto médio foi registrado no setor hoteleiro. A Capital lidera mais uma vez, com R$ 697,77 gastos por turista com hospedagem, sendo que a ocupação hoteleira alcançou 82,5%. São Francisco do Sul ocupa a segunda posição, com R$ 640,42 de gasto médio no setor e 63,2% de ocupação. Em seguida, Joaçaba com R$ 431,03 e 84% e Laguna, com R$ 400,84 e 75,7%, sendo que nesta cidade o item alimentação foi o de maior gasto médio por turista – R$ 469,68.

Comércio e serviços

Os empresários do setor de comércio e serviços não foram otimistas em relação à variação de faturamento entre 2014 e 2015. Apesar do gasto médio no setor ter sido maior neste ano, a variação de faturamento foi negativa em todas as cidades: Capital (-1,5%), São Francisco do Sul (-21,7%), Laguna (-3,7%) e Joaçaba (-5,2%).

Nas quatro cidades analisadas, os empresários do setor afirmaram terem contratado colaboradores extras. A média de colaboradores por empresa foi de 2,5 na Capital, 2,8 em São Francisco do Sul, 5,6 em Laguna e 3 em Joaçaba.

Origem dos turistas

A Capital foi a cidade que mais recebeu turistas estrangeiros – 10% do total, vindos da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. Em Laguna e Joaçaba, mais de 50% dos turistas eram catarinenses. Na Capital, quem liderou as visitas foram os gaúchos, com 47,7% de representação. Em São Francisco do Sul, os turistas do Paraná tiveram 51,8% de participação.