Case da Fecomércio SC é destaque na certificação de Boa Prática Destaque da CNC

Atualizado em 24 janeiro, 2024

O case “Central de Inteligência Sindical”, serviço on-line criado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), foi destaque na certificação de Boa Prática Destaques, do programa de desenvolvimento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Programa Atena.

A certificação ocorreu na última reunião de diretoria da CNC, realizada dia 18 de janeiro. A Fecomércio SC enviou um conjunto de mais de 70 boas práticas, das quais mais de 30 foram desenvolvidas pela entidade e mais de 40 pelos sindicatos filiados.

O case “Central de Inteligência Sindical”, eleito na categoria, é um serviço on-line que reúne dados relevantes ao setor sindical, que, em contexto com a atuação do sindicato, geram informações estratégicas que orientam o gestor sobre a tomada de decisão.

“O corpo técnico da Fecomércio SC percebeu que poderia aperfeiçoar e melhorar a eficiência das entregas de dados, criando esta Central de Inteligência on-line que dá autonomia aos sindicatos para o consumo de dados do seu interesse”, explica o operador do sistema, Jeferson Cunha da Rocha.

Dessa forma, o sistema auxilia sindicatos na obtenção de informações, por exemplo, para conhecer quem é seu público ideal, quem são e onde estão, além de outros dados relevantes.

A entrega do certificado foi realizada pelo presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, ao Analista de Business Intelligence da Federação, Jeferson C. Rocha, que estava representando todo o corpo técnico responsável pela Central de Inteligência Sindical.

“Esse case se destaca como Boa Prática pois gerou eficiência, autonomia, economia de tempo e recursos, além de ampliar o conhecimento da Federação e sindicatos sobre os setores de atividade econômica que representam. O que antes era realizado com morosidade, hoje é coletado, analisado e entregue com apenas um click”, pontua o presidente Hélio.

A Fecomércio SC seguirá monitorando o universo de dados on-line, buscando novidades e o aperfeiçoamento para a ferramenta, que é disponibilizada sem custo para sindicatos filiados à Federação.

Além disso, os sindicatos filiados à Fecomércio SC concorreram com três boas práticas em diferentes categorias. Na categoria “Atuação Gerencial”, o caso “SINEXA: Sistema 100% Web”, desenvolvido pelo SIRECOM Grande Florianópolis. Na categoria “Comunicação Institucional”, o “Área do Associado” do SINDILOJAS Itajaí. E na categoria “Desenvolvimento de Negócios”, a prática “Mapa do Comércio”, desenvolvida pelo SICOM Chapecó.

O Programa Atena disponibiliza conteúdos de aprendizagem exclusivos, visando o desenvolvimento das entidades do comércio catarinense, e faz parte das ações educacionais da Universidade Corporativa do Sistema CNC (UniCNC). O encerramento do Ciclo Atena 2023 ocorrerá em março de 2024, com premiação de todas as categorias da Boa Prática Destaque e TOP 10 Alunos e Federações. A participação e votação se encerra dia 29 de fevereiro.

Confira as práticas candidatas (Fecomércio SC e sindicatos):

CATEGORIA: DESENVOLVIMENTO SINDICAL:
Prática: Central de Inteligência Sindical
Entidade: FECOMÉRCIO SC
Link para assistir e classificar: https://unicnc.sa.crossknowledge.com/sso/session/591/Enroll/yes/

CATEGORIA: ATUAÇÃO GERENCIAL:
Prática: SINEXA: Sistema 100% Web
Entidade: SIRECOM GRANDE FLP (Fecomércio SC)
Link para assistir e classificar: https://unicnc.sa.crossknowledge.com/sso/session/506/Enroll/yes/

CATEGORIA: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL:
Prática: Área do Associado
Entidade: SINDILOJAS ITAJAÍ (Fecomércio SC)