Catarinense gastou mais com presentes no Dia dos Pais

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Ganho real, entretanto, ficou abaixo da inflação

A primeira data comemorativa do varejo no segundo semestre foi de presentes mais caros e volume de vendas enxuto para os empresários em Santa Catarina. O tíquete médio nas lojas catarinenses ficou em R$ 170,27, resultado 7,9% maior do que 2015, embora o ganho real tenha sido menor do que a inflação do período (8,74%). De acordo com a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de Santa Catarina, o faturamento teve recuo de 10 9%, em relação à mesma data do ano anterior. Já na comparação com os demais meses do ano, o crescimento foi de 2,8%.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

O resultado no volume de vendas já era esperado pelo setor, de acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “A queda do poder de compra dos catarinenses, dado o aumento do desemprego e a inflação elevada, atinge em cheio o comércio. Mas o alento é que os indicadores já apontam para um melhor desempenho e a recuperação da confiança dos consumidores e dos empresários para o fim deste ano”, pondera. “O segundo semestre terá resultados mais positivos para o varejo, e o dia dos pais já indica nesta direção”, confirma Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. Outro dado revelador da data é o impacto no mercado de trabalho: este ano, 5,3% dos empresários contrataram temporários para atender a demanda do período.

Entre as principais formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais usado: parcelado (45,58%) e à vista (21,63%), somando 67,21% das vendas. A pesquisa de preços – uma das principais estratégias para garantir a melhor relação entre custo e benefício – teve baixa adesão (48%), conforme informações dos empresários.

Os dados foram obtidos com empresários nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Saiba mais:

Blumenau tem maior índice de compras parceladas
Chapecoense optou pelo pagamento à vista no presente
Tíquete médio em Criciúma foi maior do que em 2015
Recessão impactou nas vendas em Florianópolis
Consumidores de Itajaí foram os mais econômicos de SC
Joinville tem maior gasto com presente em SC
Lages reforçou atendimento nas lojas para dia dos pais

Avaliação do consumidor

Outro indicador apurado pela Fecomércio SC e a FCDL/SC é a Avaliação do Consumidor, que pondera a experiência de compra desde o atendimento até as características do produto escolhido. De acordo com a pesquisa, 71,3% dos consumidores entrevistados na Intenção de Compras comprou o presente, mas o percentual de desistência aumentou– passando de 17,4% em 2015 para 28,7% em 2016 –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que corroeram o poder de compra das famílias.

Os segmentos do vestuário (51,4%), seguido por calçados (15,5%) e perfumes/cosméticos (12,5%) lideraram a preferência, no entanto, o maior gasto médio foi com eletroeletrônicos (R$ 469,77). Os principais destinos das compras em Santa Catarina foram as lojas do comércio de rua (69,9%) e os shoppings (22%). Levando em conta a agilidade no atendimento, cordialidade do atendente e clareza de informações fornecidas, os consumidores atribuíram a nota 8,7 para o atendimento nas lojas.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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