Cautela guiará consumo e investimentos no setor, aponta pesquisa de Expectativa para 2017 da Fecomércio SC

Atualizado em 16 janeiro, 2017

32,6% dos catarinenses vão economizar e 76% dos empresários não pretendem investir este ano

Com a tendência de queda dos indicadores perdendo força a partir do segundo semestre do ano passado – que registrou recuo na taxa de desemprego, estabilidade na renda e um aumento de 4,2% nas vendas em novembro – 2017 tem grandes chances de ser o ano de retomada para o setor varejista no Estado. As perspectivas econômicas vão ao encontro do otimismo apresentado pelos dois lados do consumo. É o que mostra a Pesquisa de Expectativas do Consumidor e do Empresário para o ano de 2017, realizada pela Fecomércio SC.

Acesse a pesquisa completa

O estudo aponta que para 61% dos consumidores este ano será melhor que o ano anterior. Já para 48% dos empresários o desempenho nas vendas será superior a 2016. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a aposta dos empresários e consumidores catarinenses é resposta à reação, ainda que tímida, dos indicadores econômicos que preveem uma retomada no consumo e um novo folego para as vendas do comércio. Mas o empresário alerta que sem ações emergências do governo, será inviável restabelecer a economia.

“O estudo revela que os empresários e consumidores estão otimistas, mas ainda cautelosos. Pois o desempenho do mercado foi impactado pelas incertezas políticas em 2016 e diante desse quadro, para o efetivo cenário de recuperação se concretizar, não se pode mais postergar a mudança necessária na economia do país. É primordial para equilibrar o déficit e criar um ambiente favorável ao crescimento, realizar as reformas estruturantes nas áreas trabalhista, tributária e previdenciária”, defende Breithaupt.

Apesar da maioria dos catarinenses confiarem na garantia do emprego (48%), chama atenção a média dos que demonstraram insegurança na manutenção da vaga (22%) – número considerado elevado quando comparado aos anos anteriores que não ultrapassava os 20%. Economizar está entre as metas para 2017 dos catarinenses: 36% dos entrevistados pretendem investir o dinheiro, 12,8% querem comprar a casa própria e 10,7% adquirir um carro ou moto. Entrou na lista também a reforma na casa (9,8%) e investimento em educação (9,2%).

Perspectiva do empresário

O comportamento da economia catarinense ao longo de 2016 manteve em alerta os empresários que enfrentaram indicadores negativos nas vendas e faturamento. A instabilidade financeira enfraqueceu o poder de compra e minou investimentos no comércio.

Para 2017, apesar do otimismo no desempenho do setor, 76% não pretendem realizar investimentos no seu estabelecimento. É elevado também o número de empresários que descartaram diversificar seu negócio (73,6%). Uma pequena parcela (24%) tem a intenção de trazer um diferencial para sua empresa, na busca de ampliar o faturamento. A cautela no comércio se estende na abertura de vagas para atender a demanda do setor, diminuindo o ritmo de contratação. Chega a 82,2% o número de empresários que não pretendem ampliar o quadro de funcionários.

Recorte estadual

Em todas as sete cidades pesquisadas a economia será a palavra-chave em 2017, com destaque para Joinville que concentra o maior número de entrevistados que pretendem investir o dinheiro (45,5%). Blumenau liderou a intenção para compra de imóveis (15,5%), mesmo comportamento visto em Criciúma e Chapecó (13,7%). Em Itajaí 12,7% dos consumidores colocou na lista como prioridade a compra do automóvel ou moto. A meta para os lageanos será o pagamento de dívidas (20,6%),registro muito acima da pontuação catarinense (8,2%).

A média estadual sinaliza que não haverá investimento por parte dos empresários, mas em Criciúma 14% afirmaram que ainda não sabem quais os planos para incremento na sua empresa. Blumenau é destaque entre os entrevistados que pretendem abrir uma loja (25%). A intenção de ampliar o estabelecimento é elevada em Joinville (13%). Entre as cidades com maior perspectiva de contratação, Lages registrou (26,3%) média maior que no estado: com 17,3% dos empresários que planejam empregar em 2017.

Foram entrevistados empresários e consumidores das cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.