Chapecó deve ter maior gasto médio na Páscoa

Atualizado em 21 dezembro, 2017

A Páscoa deve aquecer as vendas no comércio nos próximos dias em Chapecó. A cidade do Oeste de SC deve ter o maior gasto médio na data (R$ 191,75), acima do comportamento estadual (R$ 163,09) e do ano passado (R$ 188,87), segundo a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

A percepção sobre a situação financeira das famílias pode pesar na hora de escolher o presente: 38,4% afirmaram que estão na mesma condição, 32,5% melhor e 29,1% pior. Os dados mostram que os consumidores serão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 77,5% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.

“A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar as formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Perfil do consumidor

Diferente das outras cidades, o principal destino das compras deve ser o comércio de rua (48,7%), seguido por supermercados (40,7%) e shopping (8,3%).

Os segmentos mais procurados serão de chocolate (76,8%), vestuário/calçados (16,2%), com o maior índice entre as cidades pesquisadas, e brinquedos (6,3%). A maioria deve optar pelos ovos industrializados (49,6%), chocolates variados (38,4%), como barras e caixas de bombons, e artesanal (9,4%).

Em tempos de restrição econômica, os chapecoenses dão preferência às promoções (38%) e bom preço (26%), antes do atendimento (25%). Um percentual bastante expressivo (71,2%) pretende comprar em dinheiro, seguido por à vista no crédito (8,3%) e crediário (7,3%).

Cerca de 15,9% dos entrevistados pretendem viajar no feriado, a maioria (50%) dentro do próprio estado, movimentando a economia local. O Rio Grande do Sul (33,3%) e o Paraná (8,3%) também figuram na lista.

As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.

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